Estadão Alagoas lança 1º Prêmio Empreendedor Noé Simplício

O portal Estadão Alagoas comemora o seu quarto ano de fundação promovendo o 1º Prêmio Empreendedor Noé Simplício, dia 13 de dezembro, em Palmeira dos Índios.  O evento será realizado no auditório da faculdade Cesmac do Sertão, situado no bairro Vila Maria.

O Premio Empreendedor Noé Simplício foi criado, para reconhecer importantes empreendedores que contribuem com o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil em diversos e importantes segmentos tendo em vista quem foi o empreendedor Noé Simplício, palmeirense, grande comerciante, inovador, homem visionário para seu tempo.

Serão agraciados e reconhecidos com a honraria importantes profissionais em diversas categorias.

De acordo com Grazianne Duarte, diretora executiva do Estadão Alagoas, “o objetivo é incentivar os profissionais que se destacam em diversos segmentos, e que contribuem com o desenvolvimento e o empreendedorismo de Palmeira dos Índios, Região e do Estado de Alagoas”.

Noé Simplício

O empresário Noé Simplício Nascimento deixou seu nome marcado na história recente de Alagoas.

Além de ter sido um dos maiores empresários do estado, fixou residência em Palmeira dos Índios.

Simplício também foi secretário de estado durante o governo de Divaldo Suruagy, suplente de senador e presidente da Associação Comercial de Alagoas. Um dos seus maiores feitos foi a fundação do Hospital Regional de Palmeira dos Índios, hoje denominado Hospital Santa Rita.

Tanto no lado político quanto no empresarial, Noé Simplício demonstrava sensibilidade e habilidade como poucos. Ele faleceu em 2011 aos 87 anos de idade, mas seu legado humano continua na lembrança de muitos.

Entre suas realizações também estão a fundação dos supermercados Arca, marca que chegou a ter unidades por diversas cidades alagoanas, entre elas a capital, e do Rotary Club de Palmeira dos Índios.

Natural de Àgua Branca, município sertanejo, Noé Simplício era filho do fiscal de renda Manoel Simplício do Nascimento da dona de casa Ana Maria do Nascimento. Casado com a pernambucana Sirlene Ferreira, com quem teve três filhos, Ana Maria, Noé Filho e Marta Lúcia.

Ele chegou a Palmeira dos Índios aos 23 anos para gerenciar uma empresa pernambucana, onde começou sua trajetória como office-boy. Entre as décadas de 1960 e 1970, Simplício, já empresário e maior distribuidor de açúcar em Alagoas, inovou ao implantar em suas empresas a chamada Teoria Z, na qual os empresários dividiam seus lucros reais com seus funcionários, prática ainda desconhecida em vários recantos do Brasil.

Noé era irmão da desembargadora do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Elizabeth Carvalho do Nascimento, dos ex-prefeitos de Palmeira dos Índios, Enéas Simplício Brandão e Maria José Carvalho Nascimento, a Mazé, do ex-deputado Isaac Carvalho do Nascimento, entre outros.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *