Estudantes em Alagoas esperam menor dificuldade nas provas do 2º dia do Enem

Enem 2017 teve humanas no primeiro domingo; neste dia 12, candidatos fazem prova de exatas e biológicas. (Foto: Arquivo/G1)

Este domingo (12) é um dia decisivo para cerca de 100 mil alagoanos que vão fazer as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos vão enfrentar a última etapa da maratona de provas por uma vaga na universidade mais relaxados que no primeiro dia.

“Acho que vai ser mais fácil, porque o mais difícil normalmente é a redação, e essa já foi e eu não achei ruim”, disse o estudante Edmilson de Lima Silva, 19, que tenta uma vaga em administração ou educação física.

Victor Hugo também acha que o dia da redação era o mais pesado. Se as provas do segundo dia não forem mais fáceis, ele pede pelo menos uma coisa: “Espero que tenha menos texto”.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 118.724 pessoas se inscreveram para prestar o Enem em Alagoas. Entretanto, mais de 32 mil não compareceram ao primeiro dia.

O estado teve mais um ano com redução nos inscritos com relação ao ano passado, que registrou 143.750 candidatos. Para o Inep, a queda é consequência do exame ter deixado de certificar o ensino médio.

Neste domingo, os candidatos vão fazer provas de matemática (45 questões) e ciências da natureza (45 questões). No primeiro dia, foram questões de linguagens, ciências humanas e redação.

Atenção ao horário

O horário de abertura e fechamento dos portões é padronizado em todo o país, mas é preciso atenção para não se confundir, já que a regra é seguir o horário de Brasília, que está no horário de verão.

Em Alagoas, os horários ficam assim:

  • Fechamento dos portões – 12h
  • Início das provas – 12h30
  • Duração – 4h30
  • A partir das 14h30 o aluno pode sair da prova sem o caderno de questões;
  • A partir das 16h30 ele pode sair com o caderno de questões;
  • Fim das provas – 17h

As provas serão aplicadas em 26 municípios. Além de Maceió, com 48.664 candidatos, as cidades com mais inscritos são Arapiraca, com 15.815, União dos Palmares, com 5.306, e Palmeira dos Índios, com 4.518.

Fonte G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *