Índios ocupam escritório da Presidência na Paulista por reserva indígena no Jaraguá

Índios no prédio da Presidência da República (Foto: Luiza Calagian/Comissão Guarani Yvyrupa )

Índios ocuparam a sede da Presidência da República na Avenida Paulista, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30). Um grupo indígena também ocupou o Ministério da Justiça, em Brasília.

O objetivo dos manifestantes é pedir a revogação da portaria do Ministério da Justiça que anulou a declaração da Terra Indígena Jaraguá, no Norte de São Paulo.

A pasta anulou a portaria nº 581, de 2015, que garantia mais de 500 hectares de terra aos guaranis. Para isso, alegou “erro administrativo no procedimento inicial, que resultou em demanda de alteração da dimensão da terra indígena para 512 hectares”.

O texto diz ainda que a área “foi demarcada sem a participação do Estado de São Paulo na definição conjunta das formas de uso da área”. Para a revogação, também diz que a terra indígena Jaraguá tem a extensão de aproximadamente 3 hectares.

A ação, segundo o grupo, antecipa ato previsto para às 17h no Masp, também na Paulista. Os manifestantes exigem ainda a revogação do parecer 001/2017 da Advocacia Geral da União que pode afetar todos os processos de demarcação de terras indígenas.

A Terra Indígena Guaranis tem quase 700 pessoas, sendo que mais de 400 são crianças. Elas aprendem o guarani antes do português. Os índios vivem em condições precárias, e muitos recebem o Bolsa Família. A maioria das casas é feita de chapas de madeira e chão de barro.

Fonte G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *