CNH digital: veja perguntas e respostas sobre o documento
A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), aprovada esta semana pelo Conselho Nacional de Trânsito, vai funcionar da mesma forma que o documento físico. Os motoristas terão o arquivo virtual da CNH por meio de um aplicativo para smartphones e poderão apresentá-lo no lugar da carteira física.
A tecnologia vai trazer muitos benefícios aos condutores, mas ainda tem muita gente com dúvidas sobre como proceder. Veja algumas respostas sobre a CNH-e ou CNH digital.
Quando começa a valer?
Em fevereiro de 2018.
Como adquirir a CNH digital?
Para adquirir a CNH, é preciso se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital. Em seguida, o cadastro deve ser ativado a partir de um link que será enviado ao e-mail do motorista.
A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.
Depois desse registro, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.
E se o celular for roubado?
O usuário que tiver o celular roubado deverá bloquear o documento. No Portal de Serviços do Denatran, ele solicitar o bloqueio remoto do certificado digital. O procedimento também pode ser feito em algum posto do Detran.
A CNH-e funciona quando não há sinal de internet?
A conexão com a internet será necessária somente no primeiro acesso. Depois, o documento estará disponível off-line.