Ministro da Saúde injeta 6 milhões de reais para tirar Hospital do Açucar da crise

Na visita ao Hospital do Açucar, antes de embarcar para o Maranhão, o ministro da saúde, deputado federal licenciado do PP, Ricardo Barros anunciou, que estava alí para anunciar uma liberação de seis milhões de reais para custeio, atendendo um solicitação do senador Benedito de Lira(PP) e Arthur Lira(PP) no sentido de ajudar a entidade hospitalar sair da crise.

O diretor presidente do Hospital, Edgar Antunes surpreendido com o anúncio, disse que “aquela reunião é a melhor notícia do ano para o hospital.

Segundo ele, há quatro dias na sua posse, o senador Benedito de Lira levantou a defesa da recuperação do hospital e no tempo recorde, o ministro disse que o dinheiro já se encontra empenhado e garantiu liberação mais rápido possível. 0 deputado federal Arthur Lira disse que aquele momento é de união de todos, pois um hospital que prestou nesses 60 anos de vida à serviço dos mais carentes, jamais poderia fechar as suas portas.

Ele lembrou que junto a bancada federal estaremos sempre forte e unido para a recuperação do hospital. 0 secretário Municipal de Maceió, Thomaz Nonô lembrou que aquele é o momento melhor que o servidor do hospital estava tendo.

Na secretaria de Saúde municipal tenho sentido o desespero do Dr. Edgar Antunes e fomos um parceiro por determinação do prefeito Rui Palmeira para apoiar a entidade. Ricardo Barros, o senador Benedito de Lira e o líder do PP na Câmara dos Deputados, Arthur Lira, realizaram nesta quarta-feira, 26 de julho, em Maceió uma reunião de trabalho com prefeitos e gestores municipais de saúde de Alagoas.

A reunião aconteceu no auditório do Hotel Premium, na praia da Pajuçara. O ministro Ricardo Barros ouviu um relato sobre as necessidades da saúde pública nos municípios. Uma das mais recorrentes é a necessidade de aporte de recursos para custeio.

Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde passou a dispor de 10 milhões de reais, já liberados, os quais serão aplicados na manutenção dos postos e unidades básicas de saúde. Em Palmeira dos Índios, foram liberados pelo ministro cerca de 5 milhões de reais. A notícia continua após a publicidade! Pela manhã, o ministro participou de outro evento: no Hospital da Santa Casa inaugurou uma unidade de aceleramento linear, equipamento destinado à oncologia. Antes de se despedir dos alagoanos, o ministro esteve no Hospital do Açúcar, onde ouviu reivindicações dos diretores e do corpo médico.

Esse hospital, com 60 anos de existência, está passando por sérias dificuldades e precisa de apoio do poder público. O ministro surpreendeu, anunciando a liberação de 6 milhões de reais em regime de urgência. A liberação desse recurso emocionou o corpo médico e os funcionários do tradicional hospital. O senador Benedito de Lira fez um balanço da visita do ministro a Alagoas.

Disse que o relato dos prefeitos e dos gestores municipais de saúde deixou o ministro e sua equipe informados sobre as necessidades. Informou que muitos municípios alagoanos estão incluídos na relação dos que vão receber ambulâncias, doadas pelo Ministério da Saúde.

Os prefeitos de que compareceram junto com seus gestores municipais foram: Rui Palmeira, prefeito de Maceió; Marcelo Palmeira, vice-prefeito. Rogério Teófilo, prefeito de Arapiraca; Júlio Cezar, prefeito de Palmeira dos Índios; Oliverios Junior, prefeito de Igaci; Zé Pacheco, prefeito de São Sebastião; Tainá Fonseca, prefeita de Lagoa da Canoa; Marcelo Rodrigues, prefeito de Limoeiro de Anadia; Bastinho Anacleto, prefeito de Taquarana; Pauline Pereira, prefeita de Campo Alegre; Joãozinho Pereira, prefeito de Teotônio Vilela; Cacau, prefeito de Marechal Deodoro; Gilberto Gonçalves, prefeito de Rio Largo; Fernando Sérgio, prefeito de Maragogi; Dona Isa, prefeita de Flexeiras; Arlindo Garrote, prefeito de Estrela de Alagoas; Renato Filho, prefeito do Pilar; Vinicius Filho, prefeito de Canapi. A reunião de trabalho contou com a presença de três deputados estaduais. Jó Pereira, Tarcizo Freire e Francisco Holanda. O vereador Chico Filho representou a Câmara Municipal de Maceió, e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô usou a palavra para agradecer o apoio que vem sendo dado à saúde pública da Capital. Entre os gestores municipais de saúde, destaque para Tatiana Lins (Flexeiras), Elba Vasconcelos (Maragogi), Aurélia Fernandes (Arapiraca), Kátia Born (Palmeira dos Índios), Aerton Lessa (Marechal Deodoro). Das lideranças políticas, destaque para a ex-prefeita de Flexeiras, Silvana Cavalcante, do médico Júlio Bandeira (diretor do Hospital Sanatório) Dr. Pedro Gaia, Provedor do Hospital Santa Rita de Palmeira dos Índios, Dra. Isabela, que preside o Consórcio de Municípios de Saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *