Senador Renan decide entregar cargo de líder do PMDB
O senador Renan Calheiros(PMDB-AL) disse a senadores da bancada do PMDB que quer entregar, hoje, o posto de líder do PMDB do Senado.
A informação foi confirmada ao blog por assessores do senador e auxiliares do presidente Michel Temer. Renan, no entanto, ainda deve fazer um pronunciamento às 16h no plenário comunicando a decisão. Ele já comunicou a sua intenção a alguns senadores do PMDB.
Renan se antecipou a uma articulação de Romero Jucá e do presidente Michel Temer para destitui-lo. Há meses o presidente Michel Temer conseguiu armar um esquema para tirar Renan da liderança do partido. E agora, com a ausência dele e as criticas no plenário com bate boca com Romero Jucá ficou sem condições.
E a pressão era demais, antes que fosse surpreendido sendo derrubado da liderança, o senador alagoano decidiu renunciar a liderança. Desde do governo Lula, os senadores Renan e Jucá sempre foram grande aliados, no entanto, a briga começou quando Temer assumiu o governo. Renan não tinha gostado nada do Temer prestigiar o deputado federal Mauricio Quintella (PR) o mais importante Ministério dos Transportes, também irritou-se com o apoio que Temer teria dado total apoio ao senador Benedito de Lira(PP) – seu principal adversário nas duas vagas de Senador.
Temer por debaixo dos bastidores tem dado força com liberação de recursos ao deputado federal Marx Beltrão, Ministro do Turismo e também, querendo disputar uma vaga de senador. 0 federal Arthur Lira tem batido no senador na disputa da comissão mista entre senadores e deputados. Agora Renan assume de vez a oposição.