Municípios prejudicados pelas chuvas recebem kits de emergência de Ministério
Os 27 kits de emergência com insumos e medicamentos para os municípios alagoanos mais atingidos pelas chuvas já estão sendo entregues pelo Ministério da Saúde, de acordo com definição na videoconferência do último dia 1º. Para discutir o assunto, representantes da Saúde dos setores da Vigilância, Assistência, Ação Social e MS ? que integram o Comitê Operacional Estratégico para Situações de Emergência – participaram nessa quarta-feira (6) de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sylvana Medeiros, afirmou que a distribuição segue o parâmetro da portaria 2365/MS que utiliza como referência o número de um kit para cada 500 afetados por três meses, sendo cada um composto por medicamentos, soros e outros insumos.
De acordo com a titular da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Sesau, Cristina Rocha, os municípios de Cajueiro, Capela, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Jacuípe, Quebrangulo, Rio Largo, União dos Palmares e Viçosa receberam um kit cada um. Já os municípios de Atalaia, Maceió, Pilar e Murici receberam dois kits cada um e Marechal Deodoro, o mais prejudicado pelas chuvas; cinco kits. O Ministério liberou ainda dois kits para o Hospital de Campanha do Exército e um kit para o Hospital Hélvio Auto.