Deputado quer esclarecimentos sobre reajuste da tarifa de água em Alagoas
O deputado estadual Bruno Toledo (PROS) questionou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, a razão de mais um reajuste de tarifa de água em Alagoas.
No dia de hoje, foi publicado no Diário Oficial do Estado que a Companhia de Abastecimento de Alagoas (CASAL) reajustará a tarifa em 10%. O aumento foi autorizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL).
Diante disto, o parlamentar do PROS vai apresentar um requerimento com informações sobre os cálculos que levaram a tal reajuste. Os requerimentos serão encaminhados tanto à Casal quanto à ARSAL. Toledo lembrou que, nos últimos anos, durante a gestão do governador Renan Filho (PMDB), já se tem um aumento global de 53%. O parlamentar recordou que no ano de 2015 foram dois reajustes – um de 12,41% e outro de 15,27%. Em 2016, a tarifa aumentou em 16,5%. “Isto se dá depois de o Governo do Estado ter divulgado que a Companhia saiu do vermelho e teve um resultado positivo. Parece algo bastante contraditório. Logo, é preciso que a Casal se explique”.
De acordo com Bruno Toledo, “é fruto da mágica do governo fiscalizando governo, já que tanto Arsal quanto Casal são dois órgãos governamentais”. “Em épocas de crise, quem sofre é o cidadão. Vale lembrar que os reajustes autorizados foram sempre menores que o solicitado pela Casal. É necessário que a Companhia explique por “A mais B” a razão disto. Até quando seremos surpreendidos por estes aumentos de tarifas sequenciais em prazos tão curto de tempo. Não se pode colocar a culpa na inflação. É só comparar os índices. Daqui a pouco será mais barato comprar ouro que água em Alagoas”.
Comissão
Ainda no uso da tribuna, Bruno Toledo propôs que os deputados estaduais – a exemplo do que foi feito pelos parlamentares federais – formassem uma Comissão na Casa de Tavares Bastos para acompanhar o uso dos recursos que serão destinados aos municípios atingidos pelas chuvas. “É preciso acompanhar para saber o que é feito com este recurso. O Ministério Público Estadual formou uma força-tarefa e creio que a Casa também possa contribuir neste sentido já que é função do parlamento fiscalizar. Devemos fiscalizar e propor soluções para que se tenha também políticas preventivas, minimizando os efeitos causados por chuvas intensas”, salientou o deputado estadual.
Toledo visitou municípios que passam por situação de calamidade. “É preciso que unamos forças neste momento. É gratificante perceber que a população tem sido solidária, respondido ao chamamento para ajudar o próximo e formado esta corrente do bem”, finalizou.