Temer em Alagoas: Presidente lamenta mortes, mas não define valor da ajuda
O presidente Michel Temer esteve neste domingo (28), reunido com autoridades na sede do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), em Maceió, para que se faça executar o Programa de Contenção de Enchentes do Vale do Mundaú e do Paraíba como forma de evitar desastres naturais e danos provocados pelas inundações em períodos chuvosos.
O presidente Temer, quatro ministros e os presidentes do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, e da Câmara Federal, Rodrigo Maia, vieram a Alagoas, neste domingo, diante dos danos materiais e mortes (4) em decorrência das fortes chuvas que caem no Estado há cerca de uma semana. Cinco pessoas permanecem desaparecidas: quatro em Maceió (soterramento em grotas) e uma em Atalaia (provável afogamento de um jovem no Rio Paraíba).
Temer lamentou as mortes causadas por deslizamentos de terra em Maceió, e anunciou ajuda para os municípios mais atingidos pelas chuvas. Ele não revelou, entretanto, quanto deve ser liberado para o Estado.
“Vão ser liberados recursos. Para isso estivemos aqui e, com o decreto de emergência já estabelecido (pelo Estado), podemos fazer isso. Os valores não temos ainda. Precisamos verificar quais os danos e o que é preciso fazer”, afirmou, durante coletiva à imprensa no quartel do Exército.
Por sua vez, o governador Renan Filho, requisitou aporte financeiro da União ao programa executado pelo Governo do Estado denominado de “Vida Nova nas Grotas” (Pequenas Obras, Grandes Mudanças), que vem promovendo melhorias estruturais importantes e levado mobilidade urbana a essas comunidades carentes. Renan Filho fez, ainda, pedido de ajuda financeira para recuperação de estradas, pontes e outros equipamentos públicos afetados pelas enchentes em Alagoas.
Estiveram presentes na reunião o governador Renan Filho (PMDB); o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB); o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM); e alguns prefeitos, entre eles o de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), e o de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), além dos ministros Marx Beltrão (Turismo) e Hélder Barbalho (Integração Nacional).
Temer garante apoio ao Estado
O presidente da República garantiu que o governo federal vai agir de forma emergencial – recuperando os danos provocados pelas chuvas – e, posteriormente, em ações preventivas. Sem falar em cifras, Michel Temer garantiu, ainda, aporte financeiro ao Estado, possibilitado pelo decreto de situação de emergência assinado no sábado (27) pelo governador de Alagoas.
“Dois fatores se apresentam aqui: nós precisamos cumprir emergências, ou seja, recuperar logo aqueles danos provocados pelas chuvas e, mais adiante, já não se trata de emergência, executar obras indispensáveis que sejam preventivas, ou seja, temos que proteger as encostas para que não haja deslizamentos e tantos outros eventos”, declarou o presidente.
*Redação