Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje
Depoimento de Lula
O ex-presidente Lula presta depoimento nesta quarta-feira (10) ao juiz Sergio Moro, em Curitiba, sobre acusação de ter recebido propina da OAS após influenciar no fechamento de contratos da construtora com a Petrobras. Na terça (9), a defesa perdeu recursos para tentar adiar o encontro e recorreu ao Superior Tribunal de Justiça para pedir mais tempo para analisar documentos inseridos recentemente no processo. Atos a favor e contra o ex-presidente já acontecem pelo País, mas principalmente em Curitiba. Na madrugada desta quarta, rojões e fogos de artifício foram disparados contra acampamento de integrantes do MST e da CUT que apoiam Lula na capital paranaense. A Justiça Federal concedeu liminar para reintegração de posse da área onde está o acampamento. Entenda o que diz a acusação contra Lula. (Via Estadão, Veja e El País)
Reforma da Previdência
A comissão especial terminou de votar os destaques da reforma da Previdência na terça-feira (9), aprovando definitivamente o texto, que agora segue para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados e depois no Senado. O governo já pretende intensificar negociações no Senado para que a proposta não sofra alterações quando chegar lá. Entenda os principais pontos da reforma da Previdência. (Via Estadão e DW)
Janot X Gilmar
Após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que afaste o ministro Gilmar Mendes da relatoria do habeas corpus do empresário Eike Batista, veio à tona um parecer em defesa do presidente Michel Temer assinado pela ex-mulher do ministro. Por outro lado, a filha de Janot consta como uma das advogadas das empresas OAS e Braskem, investigadas na Lava Jato, em ações junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e à Justiça Federal. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, rejeitou nove dos dez pedidos de impedimento de ministros da Corte recebidos desde setembro. Um ainda será analisado. (Via Estadão)
Maluf no Supremo
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na terça-feira (9) por condenar o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) por lavagem de dinheiro devido a movimentações bancárias entre 1998 e 2006 em contas na ilha de Jersey. Fachin é relator da ação penal contra Maluf e o julgamento será retomado no próximo dia 23. (Via Estadão)
Diretor do FBI demitido
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu na terça-feira (9) o diretor do FBI James Comey. Trump afirmou que a recomendação para a substituição do diretor partiu do Departamento de Justiça, que estava investigando Comey por declarações públicas feitas poucos dias antes da eleição sobre suspeitas contra Hillary Clinton. (Via DW)
Mega-sena
Primeiro sorteio da semana de Dia das Mães acumulou na terça-feira (9) e um novo será realizado na quinta-feira (11). 28 apostadores acertaram a quina e levaram mais de R$ 30 mil. (Via Notícias ao Minuto)
MasterChef Brasil
O episódio desta terça-feira (9) do reality show da Band começou com a Caixa Misteriosa e terminou com a eliminação de Douglas. No meio da atração, um susto após um dos participantes ter um grave corte no dedo e ser obrigado a deixar o estúdio. (Via Guia da Semana)