Órgãos municipais apresentam Plano de Segurança da Semana Santa, em Palmeira
O prefeito Júlio Cezar recebeu hoje (11), na prefeitura, representantes da Polícia Militar, das Secretarias de Saúde, Cultura, Turismo e Urbanismo, Tiro de Guerra (TG), SMTT, Setor de Transportes, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional Santa Rita, Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Juntos, eles integram o Plano de Segurança da Semana Santa, em Palmeira dos Índios, para garantir a ordem, coibir a violência e prestar serviços de saúde no Alto do Goiti, local onde vai acontecer a encenação do espetáculo da Paixão de Cristo.
Durante os três dias do espetáculo teatral (quinta, sexta e sábado) 20 homens do Tiro de Guerra vão dar suporte aos guardas da SMTT e à Polícia Militar na condução do público ao Alto do Goiti, na organização do trânsito, nos locais de estacionamento e no cumprimento do horário em que os veículos terão acesso ao Alto, que será até 18h:30min, para a população em geral. Após esse horário, apenas os carros oficiais, idosos, gestantes e a produção da peça teatral terão acesso à serra. Uma ambulância do Samu dará suporte a quem precisar de atendimento médico ou ser levado à UPA e ao Hospital Santa Rita. Equipes da Secretaria de Saúde também farão plantão no local. Ao longo do percurso, serão colocados recipientes para que a população não coloque lixo na rua. Também estão proibidos a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas no alto do Goiti e nas proximidades do evento.
O tenente-coronel Pantaleão Ferro, comandante do 10º BPM, disse que serão realizadas várias ações integradas com o Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil e SMTT para garantir a tranquilidade do evento e do feriado, que costuma ser violento em algumas regiões. Integrantes da Operação Lei Seca também vão atuar na cidade para evitar que condutores utilizem veículos após a ingestão de álcool. “Não vamos permitir nenhum tipo de violência e estaremos atentos para garantir a ordem não só no local onde vai acontecer a Paixão de Cristo, mas em toda a cidade, pois essa data, apesar de ser a Semana Santa, costuma ter altos índices de violência em muitas localidades. Iremos atuar em parceria com vários órgãos, em toda a cidade. O nosso objetivo é manter a paz e a ordem no município”, declarou o comandante do 10° BPM.
O prefeito Júlio Cezar disse que todo este planejamento é para dar segurança a quem for assistir ao espetáculo e garantir a tranquilidade e o sucesso do evento. “Lembramos que o evento religioso só vai ser realizado porque a igreja, na pessoa do Dom Dulcênio, autorizou. Todo evento religioso, que não seja promovido pela igreja, tem que passar pela autorização dela. Agradecemos por isso e também a todos os envolvidos no Plano de Segurança da Semana Santa e à Companhia Mestres da Graça, por promover o espetáculo. Tenho certeza que vai ser tudo muito tranquilo. Teremos a oportunidade de ver uma linda encenação e devolver à nossa cidade este evento cultural e religioso que também nos pertence”, finalizou o prefeito.
Em sua 15ª edição, a encenação teatral ao ar livre da Paixão de Cristo, intitulada “Jesus Rei dos Judeus. A Nossa Paixão” acontecerá nos dias 13, 14 e 15 (quinta, sexta e sábado) de abril, na Serra do Goiti, O espetáculo começará sempre às 19h:30min, e terminará às 21h:50min
Fonte: Assessoria