Marx articula apoio técnico do FNDE a municípios alagoanos

1O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem cerca de 130 obras contratadas em Alagoas. São aproximadamente 60 quadras cobertas, 30 creches e 30 escolas.

Os dados do panorama em infraestrutura educacional foram apresentados pelo articulador do evento, o ministro do Turismo Marx Beltrão, nesta segunda-feira, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O evento FNDE em Ação, lançado em Maceió, pelo presidente do órgão, Silvio Pinheiro, tem o objetivo de encurtar distâncias entre os técnicos do órgão e gestores e técnicos estaduais e municipais de educação.

Técnicos do FNDE ficam até hoje em atendimento aos gestores e secretários municipais de educação, que podem tirar dúvidas e sanar pendências específicas sobre a implantação e operação de programas federais. O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/AL), Marcelo Beltrão, destacou o encontro de suma importância para orientar muitos prefeitos que estão em primeiro mandato.

Representando o governo federal, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, pediu engajamento dos munícipes, junto ao FNDE, para que as obras e programas possam acontecer com rapidez e essas obras possam ser finalizadas no final 2018. “No ministério, tenho recebido os pleitos do segmento do turismo, mas sempre chegam prefeitos buscando apoio para resolver questões em outros ministérios, por exemplo, assim como no FNDE.

Como representante de Alagoas, venho articulando a ida de gestores e técnicos nas devidas demandas visando ajudar os pleitos solicitados”, disse Marx. O presidente Silvio Pinheiro pontuou a necessidade de os gestores estarem cadastrados para terem acessos aos sistemas do órgão. “Sem o acesso a esses sistemas, os gestores municipais podem deixar de receber recursos ou apoio técnico federal para resolver os gargalos prioritários da educação em cada localidade. Isso pode travar repasses financeiros para a compra de ônibus do Caminho da Escola, por exemplo, ou para construção de creches e escolas da educação básica”, completou ele.

QUALIFICAÇÃO

Beltrão ainda destacou através do Ministério do Turismo a oferta de 10 mil vagas em todo Brasil de curso nas escolas técnicas, sendo 785 vagas para 11 municípios de Alagoas.

Junto ao Ministério da Educação pontuou a viabilização dos recursos necessários para finalizar a Vila Olímpica, que fica na sede da UFAL, em Maceió, já estão garantidos.

Além do empenho para construção de cinco centros esportivos nos campus de Penedo, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Viçosa, junto ao ministro do Esporte, Leonardo Picciani, em audiência recente, em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *