Olho Vivo: Vereador responde à críticas dizendo que trabalhará primeiro pela família, depois pelo povo

1
Fabiano Gomes, em discurso desconexo, se posicionou contrário à matéria veiculada, afirmando que a esposa foi nomeada e que ajudaria primeiramente a família e depois o povo. Foto: Assessoria

É público e notório que alguns vereadores da bancada governista de Palmeira dos Índios estão insatisfeitos com as críticas da mídia, e a repercussão da população em relação à nomeação de esposas, filhos e outros familiares de parlamentares locais na prefeitura de Palmeira dos Índios.

Em matéria veiculada na coluna Olho Vivo (CLIQUE AQUI) nessa terça-feira (04), o texto traz à tona as referidas nomeações, além das gratificações e permanência nos cargos, de ex-aliados do então prefeito James Ribeiro.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (05), do vereador de primeiro mandato,  Fabiano Gomes (PSC), em discurso desconexo, se posicionou contrário à matéria veiculada, afirmando que a esposa foi nomeada e que ajudaria primeiramente a família e depois o povo, e chegou ainda a declarar em tom de desabafo que a mídia é “desocupada”.  A esposa de Fabiano, Erika Cristina Mendes Gaia, foi nomeada no dia 02 de março, para o cargo em comissão de assessora técnica I, símbolo CC-4, pertencente a Secretaria de Assistência Social, ganhando R$R$ 2.612,55. CLIQUE AQUI

1

É muito estranho que o parlamentar coloque em primeiro plano, publicamente, que parentes devem ser acomodados nos empregos, tendo a plateia presente à Câmara criticado quando ele assumiu que a sua relação com o prefeito passa diretamente por empregos públicos. Ou não?

Comenta-se nos bastidores que Fabiano Gomes estaria sendo cotado pelo prefeito Julio Cezar para ser o líder da bancada na Câmara. Estaria o edil preparado para assumir essa responsabilidade?

Ouça o discurso do vereador Fabiano Gomes:

 

 

Leia  na íntegra:

“Fico muito bem à vontade sobre essa situação porque aqui nessa Prefeitura não é feito nada às escondidas. Existe um portal da transparência que serve para isso (a matéria foi feita com base nas informações do referido Portal). Se querem mídia, vão procurar o que fazer, porque não tem nada demais. Eu, como moro nesta cidade diferente de muitos que não residem aqui, não tem parentes, e eu tenho. Minha esposa está empregada na prefeitura,sim! Com muito orgulho. Porque participou da campanha do prefeito Júlio Cezar, e é competente para assumir um cargo nessa Prefeitura ou em qualquer outra. Disso, não tenho vergonha nem medo de falar. Medo eu teria se ela tivesse roubando ou recebendo sem trabalhar. Isso é que é feio. Aqueles que querem falar, não tem problema. Me perguntem, eu já disse várias vezes que se quiserem saber algo sobre a minha vida. Quem tem vida pública não tem que ter  medo de nada, aquele que dever, que pague. Essa situação não me aborrece.

Volto a repetir: Eu tenho parentes e família, fui nascido e criado na cidade de Palmeira dos Índios, no bairro de Palmeira de Fora.

O QUE EU PUDER FAZER PARA AJUDAR PRIMEIRAMENTE A MINHA FAMÍLIA, FAREI, E, A PRINCÍPIO, DEPOIS O POVO, PORQUE FOI O POVO QUE ME ELEGEU. NÃO TENHO MEDO ALGUM DE ADMITIR ISSO. SE ELA ESTÁ NO CARGO QUE OCUPA, É PORQUE ESTUDOU E É PREPARADA. DESAFIO QUALQUER OUTRO.

Estou aqui de terça à sexta, é o que queria falar vereador”

 

Nepotismo?

O vereador pode ter parentes empregados na Prefeitura. Desde que não haja nepotismo cruzado. O prefeito ter parentes empregados na Câmara ou que não seja uma troca de favores.

A título de exemplo, cumpre esclarecer que somente haverá nepotismo cruzado se o prefeito municipal, o vice-prefeito ou o secretário municipal empregar familiar de determinado vereador como retribuição deste ter empregado seu parente.

Assim, apesar das imprecisões, lacunas e restrições  conclui-se que, somente haverá ato de improbidade administrativa se houver a nomeação de parentes da autoridade nomeante ou de servidor investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício em cargo em comissão, confiança ou função gratificada, sendo, portanto, permitida, a nomeação de parente de servidor que não possui poder de nomeação, que não foi nomeado pela autoridade nomeante, bem como, ocupantes daqueles cargos em outro Poder da Administração Pública, desde que não haja reciprocidade.

 

Vale ressaltar que nem tudo que é legal, é moral, ficam as indagações ao nobre edil

Será que o vereador não inverteu a ordem ao afirmar que primeiro a família e depois o povo? Será que não deveria utilizar seu mandato para elaborar projetos e fiscalizar o Executivo em prol de uma sociedade justa e igualitária?

Por que a mídia incomoda tanto, a ponto de ser taxada de “desocupada”?

Será que o fato da esposa do nobre edil ter trabalhado na campanha do prefeito e hoje fazer parte da folha do município não configura troca de favores?

 

 

19 comentários sobre “Olho Vivo: Vereador responde à críticas dizendo que trabalhará primeiro pela família, depois pelo povo

  1. Que melhoras para Palmeira estão sendo propostas??? Da oportunidade a quem não tem condições, ou ajudar a quem nem precisa? Essa tão politicagem e troca de favores nunca vai deixar de existir, mas já que o prefeito fala tanto em mudança por que não coloca na prática? CHEGA DE TANTA MENTIRAS!!!

    1. Gostaria imensamente que a maioria dos eleitores palmeirense comungasse com tuas palavras e pensamento. Só assim não haveria tantas decepções na politica. Palmeira não merece mais este tipo de politico.

  2. RESPEITO AO POVO PALMEIRENSE

    Lendo uma matéria veiculada neste canal de comunicação, que por sinal muito bem conceituado e que tem como fundamento principal a verdade, me deparo com uma matéria contendo um desabafo do vereador Fabiano Gomes (PSC), no que me deixou constrangida com a atitude do nobre vereador, que sem respeito ao povo e se posicionando como uma pessoa que não sabe o significado da palavra ética defendeu a nomeação da esposa em uma secretaria do município. Ao longo da minha existência custo a acreditar que um vereador eleito pelo povo, no que acredito ter sido eleito a “modinha brasileira” se posicione desta maneira ofendendo principalmente seus eleitores.
    O fato da nomeação da esposa é algo que não me assusta, até porque o prefeito da nossa cidade apesar de muitas fotos, não espero nada diferente, ela trabalhou na campanha e merece portaria e o povo, a massa que acreditou nas palavras do prefeito, que jurou mudanças, que ia trabalhar para o povo, que seria um governo democrático? Alguém tem espaço neste governo? O prefeito trabalha para a elite, para os grupos políticos formados dentro do seu governo, e assim beneficia pessoas que segundo o vereador é justo que a esposa dele receba portaria, nomeação, sei lá o que, porque ela é formada e daí, senhor vereador? Quantas pessoas são formadas em nosso município e estão desempregadas, sem oportunidade porque não possui influência política.
    Seria bom o vereador Fabiano Gomes saber medir as palavras antes de magoar a população de Palmeira dos Índios, até porque ele é pago pelo povo, às regalias como vereador somos nós que proporcionamos, somos nós povo que pagamos seu salário para nos representar e não para nos ferir. Mas por outro lado entendo que o vereador citado, após a repercussão negativa em favor de seu nome, deixasse de ser egoísta, e voltasse a público não para se desculpar, mas para falar que a esposa foi exonerada por seu próprio pedido, para ficar melhor, essa seria a maneira mais digna de sua parte.
    Aproveito para enfatizar também que o vereador começasse a rever seus valores, que agregasse em sua vida política uma postura mais elegante, o povo de Palmeira não merece isto, como também a mídia na qual defendo, pois atualmente temos os meios de comunicação para nos informar e não pode ser atacada por pessoas leigas, inescrupulosas que usa o poder para jogar na cara do eleitor suas palavras ofensivas, é bom saber receber críticas, saber que o povo não o colocou no poder para ser tratado como lixo. Para ser sincera, moro em Palmeira e não o conheço e lamento ter que dirigir essas palavras a este que se diz representante do povo, para mim os fins não justifica os meios, se a esposa desse vereador merece cargo de confiança porque trabalhou para o prefeito, por si só já mostra que a troca de favores era um de seus predicados, ou seja, já tinham em mente seus propósitos. Para melhor esclarecer a este vereador a literatura de Maquiavel para mim já é ultrapassada, não podemos nos aderir da mentira, não podemos enganar, usar uma retórica enganosa para alcançar o poder e beneficiar uma minoria isso se chama covardia, como também não podemos nos espelhar no que é errado, como homem público se deve buscar a verdade se alguém faz errado, vamos fazer o correto, o justo e não seguir o pensamento dos velhos dogmas da política nojenta, que engana que mente que envergonha a sociedade.
    O nobre vereador repense seus conceitos, antes de se pronunciar em público, pois saiba que sua pessoa que é desconhecida para muitos palmeirenses recebe suas palavras com muito pesar e lamento em afirmar que sua carreira política acabou, que sua esposa tenha sido contratada pelo prefeito vendedor de ilusão, saiba que é por pouco tempo, 4 anos passam rápido, que ela se prepare para enfrentar um concurso público já que é formada, lamento por todos nós palmeirense que em nossa sociedade se tenha em uma Câmara de Vereador uma pessoa insensata, e por que não dizer injusta, sem nexo, sem conhecimento, arrogante a ponto de se expor em público dessa maneira. Seja justo, honesto e peça ao prefeito a exoneração da sua esposa, mostre que se arrependeu, mostre que é capaz de reconhecer seu erro, pois, nós sociedade insatisfeita com o atual quadro político de nossa cidade estamos esperado atitudes, competência, lisura, mudanças, transparência, políticos honestos, homens que lute por nossa cidade, já que a campanha política foi pautada em melhorais, mas vejo que tudo não passou de mentiras, propósitos nada condizente com a verdade, tudo farsa de pessoas que buscam no poder arrotar na cara do povo o voto que recebeu.
    Que esse vereador mude sua postura de homem público, que se retrate de suas palavras, que seja digno do voto que recebeu, se os eleitores são último plano, quem sabe o vereador não seja último plano dos eleitores na próxima eleição. Cabe a população, principalmente, seus eleitores saber que devem ignorar esse tipo de atitude, aproveito para salientar que nada seria mis justo do que sentir pena dessa pessoa que é o vereador Fabiano Gomes, sinto muito vereador, mas o senhor não é digno do papel que exerce perante essa casa, nós merecemos respeito.

    Por Elda Maria da Silva

    1. Parabéns pela palavras, Edna Maria, os palmeirenses tem o vereador e o prefeito que merecem. Todos sao iguais….

  3. Mas, te pergunto excelentíssimo vereador, quem te elegeu????? Presta a atenção eleitores.

  4. Palmeira mereçe esse tipo de gente que nao sabe o que fala em quanto essas familias gaia, ribeiro e outras tiverem no nucleo da descisoes de palmeira nada vai progredir.

  5. Que tipinho de vereador. NÃO SABE NEM O QUE DIZ. Se soubesse não abriria a boca para sair tanta asneira. Vai estudar vereador.

  6. É meu povo.. Daqui a 4 anos esse vereador folgado vai se eleger com os fotos da família dele. É o fato dela ser estudada e formada não tem nada haver.. Se é tão preparada pq tava desempregada até agora. Que eu saiba um bom profissional nunca fica parado. Fica a dica.

  7. Não há nenhuma novidade no comportamento de tal vereador. Os políticos brasileiros elegem-se prometendo melhoras para a população e ao final pensam apenas em encher seus bolsos e empregar seus parentes. A única novidade nesse caso é que o referido vereador tornou público o seu objetivo.
    Foi eleito pelo povo, é pago pelo povo, mas trabalha contra o povo. Pensa apenas em si…
    Quatro anos passam rápido e o povo de Palmeiras já mostrou que vereador que não trabalha não fica…

  8. É de conhecimento de todos as verdadeiras intenções da maioria da câmara palmeirindiense. Pessoas que não tem o devido preparo para exercer um cargo representativo e fiscalizador em nome da população. Lamentável…
    Aguardemos cenas dos próximos capítulos das lambanças dos Edis Palmeirenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *