Ministro Marx Beltrão anuncia recursos para Polo esportivo da Ufal
Os recursos necessários para a conclusão do Complexo Esportivo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no campus A.C Simões, em Maceió, estão garantidos.
O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, nesta quarta-feira (29), após audiência com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e a reitora da Universidade, Maria Valéria Costa Correa.
No encontro, Beltrão conseguiu também assegurar os investimentos para construção de cinco ginásios de esporte nos campi da Universidade em Penedo, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Viçosa. Para Beltrão, o aporte em infraestrutura esportiva e educação contribui para o currículo dos estudantes, além de ampliar as modalidades oferecidas e a formação de atletas. “A universidade também desenvolve o esporte como ferramenta de inclusão social e oferece oportunidade para descobrirmos talentos em modalidades olímpicas e paralímpicas”, disse.
Com uma área total de quase 48 mil metros quadrados e investimentos da ordem de R$ 25,9 milhões. Cerca de 84% dos trabalhos já foram executados. O complexo compreende a reforma do ginásio existente, pista de atletismo, campo de grama sintética para futebol com alojamentos (masculino e feminino), quadra de vôlei de praia, quadra de futebol de areia e uma quadra coberta, além da reforma e ampliação da área da piscina, criando um centro de treinamento e reabilitação.
Apesar do complexo ser formado por unidades esportivas diferenciadas, elas serão interligadas por meio de pavimentação e calçadas. Também está prevista a urbanização (estacionamento e paisagismo), além de infraestrutura compartilhada de sistemas de drenagem, rede de abastecimento de água, rede de coleta de esgoto e gestão de resíduos. “Os investimentos foram garantidos pelo Ministério do Esporte e vão estruturar a educação esportiva alagoana. Ainda neste ano devemos inaugurar o complexo esportivo e dar início aos ginásios”, finalizou.