Benedito de Lira propõe Frente Parlamentar em defesa do Rio Francisco
O senador Benedito de Lira (PP-AL) ocupou a tribuna do Senado nesta quarta-feira, 29, para sugerir a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da revitalização do Rio São Francisco.
Exibiu um documento, assinado pelos 27 senadores do Nordeste, que pede ao presidente Michel Temer seja decretado estado de emergência para o rio São Francisco. Benedito de Lira lembrou que o rio São Francisco é o único que vem atendendo às necessidades hídricas do semi-árido, mas que a degradação está a cada dia mais assustadora.
Na região do chamado baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, o rio vem perdendo volume de água. “Antes, a correnteza do rio era uma coisa formidável. Hoje, lamentavelmente atravessamos o rio São Francisco a pé, andando pelas areias do rio. As águas ficam empoçadas, como pequenas lagoas, e na foz que fica na cidade de Piaçabuçu o rio perde força, permitindo que a chamada cunha salina avance rio adentro”, explicou o senador. O senador Benedito de Lira criticou a falta de políticas públicas que poderiam evitar a morte do rio São Francisco. “Há um descaso das autoridades constituídas do meu país. É vergonhoso dizer isso, mas é verdade. Num país que tem 12% de água doce do mundo, é realmente constrangedor. Depõe contra uma nação gigantesca como o Brasil”.
Benedito de Lira lembrou que quase todos os países do mundo resolveram seus problemas, quer com secas, quer com geadas e todos aprenderam a conviver com as intempéries da natureza. “O Brasil não resolveu o seu problema, e as crises hídricas acontecem não só no Nordeste brasileiro, mas também no Estado de São Paulo e no Distrito Federal”, disse ele. Ao fazer um apelo ao presidente Temer para decretar estado de emergência do rio São Francisco, o senador Benedito de Lira disse que, enquanto não houver uma providência, vai continuar insistindo nesta tese.