Jogador alagoano Souza é preso pela PF por suposta sonegação de imposto

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

O jogador alagoano, Souza, que atualmente está no Brasiliense, foi detido pela Polícia Federal e levado para a superintendência da corporação em Brasília na tarde desta quinta-feira (2/3). O jogador estava em pleno aquecimento, no estádio Abadião, em Ceilândia, onde o time disputaria a partida contra o Paracatu, marcada para as 16h.

O motivo da prisão são “crimes contra a ordem tributária” por suposta sonegação de tributos federais no período em que Souza atuou no exterior. O mandado foi expedido pela Justiça de São Paulo.

Pouco antes do jogo, dois agentes da PF chegaram ao vestiário, onde Souza e o restante do grupo se aqueciam. A situação pegou os atletas de surpresa e o meia, que estava relacionado para o duelo, não pôde entrar em campo.

Prisão preventiva
A juíza federal substituta Silene Pinheiro Cruz Minitti, da 1ª Vara Federal, 5ª Subseção Judiciária em São Paulo, decretou a prisão preventiva do jogador em novembro do ano passado. Na decisão, a magistrada diz que, apesar das insistentes tentativas, Souza não foi encontrado nos endereços apresentados no processo.

Silene afirma ainda que, embora seja uma figura conhecida no meio esportivo, Souza não tem dados e endereço atualizados nos órgãos competes, o que leva a crer que “assim age de forma premeditada a fim de não ser localizado pelas autoridades”. “A fraude narrada nos autos é vultosa e o descaso do acusado para com suas obrigações civis e penais, resta evidenciada”, anotou.

Na avaliação da juíza, a prisão seria necessária “para a garantia da instrução e da aplicação da lei penal”. “Deve-se considerar, ainda, que o crime em questão é doloso e punido com pena superior a quatro anos. Necessária, portanto, a decretação de sua custódia cautelar.”

Até a última atualização desta reportagem, o advogado do atleta não havia retornado os contatos para comentar o caso.

Souza já teve passagens por clubes como São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, Portuguesa e Ceará. No exterior, atuou pelo Libertad, no Paraguai, e pelo Paris Saint Germain (PSG), na França. Em 2016, disputou a temporada pelo Passo Fundo (RS). Em novembro do ano passado, foi contratado pelo Brasiliense.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *