Tradição e muito frevo para animar o carnaval dos músicos, em Traipu

1Os folguedos populares de Traipu continuam sendo as principais atrações do carnaval do município, localizado no Baixo São Francisco.

Pessoas de todas as idades não se cansam de correr para não serem pegas pelos temidos Jaraguá da Noite e Velha da Vassoura. Os encantos continuam com o tradicional frevo, que leva uma multidão de pessoas a percorrer as ruas e se banhar no rio São Francisco. Este ano, os festejos terão início no próximo sábado, 18, com as tradicionais prévias. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Suely Galvão, explica que o Jaraguá da Noite será o grande homenageado da noite. A celebração começa às 19h, tendo o portal da cidade como o ponto de concentração.

O percurso percorrerá várias ruas da cidade até chegar às margens do Velho Chico. Em seguida, a festa continua no Clube Margareth. Desde janeiro, quando termina a celebração da festa de Nossa Senhora do Ó, padroeira da cidade, os foliões se vestem de Jaraguá e de Velha da Vassoura para brincar, se divertir e assustar os menos precavidos.

A fantasia de Jaraguá, é claro, contribui um pouco para isso. Com uma vestimenta preta e uma cabeça de boi na cabeça, as pessoas botam a imaginação para funcionar… “Nosso folguedo popular é rico e iremos preservá-lo. Além deles, o carnaval de Traipu, este ano, homenageia nossos músicos. Mais de dez caricaturas de artistas falecidos estarão expostas em vários pontos da cidade. Dezenove músicos ganharão troféus artesanais”, explica Suely.

Depois das prévias, os festejos seguem com o tradicional Baile de Máscaras, onde haverá a escolha do rei momo e da rainha do carnaval. A programação terá início às 19h, com orquestras de frevo saindo do portal da cidade até o Clube Margareth. A partir do sábado de Zé Pereira, os frevos e os desfiles de blocos ganharão as ruas a partir das 16h. Às 23h, haverá orquestras que ficarão à disposição do folião no Clube Margareth.

No domingo, o carnaval recomeça às 11h, com orquestras de frevo na Avenida Rio Branco. Às 17h, os foliões poderão desfilar pelas ruas da cidade com muito frevo no pé. À noite, a festa continua, às 23h, no Clube Margareth. Na segunda de carnaval, as orquestras de frevo percorrerão as ruas de Traipu a partir das 16h, com direito a competição dos blocos, cuja concentração será no portal da cidade. Às 22h, os festejos continuam no Clube Margareth. No último dia dos festejos carnavalescos (terça-feira), haverá, a partir das 11h, orquestras de frevo na Avenida Beira Rio para animar foliões de todas as idades. As premiações e o desfile do bloco vencedor do concurso será ás 17h. À noite, a partir das 22h, o tradicional frevo será no Clube Margareth.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *