Filme húngaro ‘On body and soul’ leva Urso de Ouro na Berlinale

1O filme “On body and soul”, da cineasta húngara Ildiko Enyedi, que conta uma história de amor ambientada em um matadouro, levou neste sábado o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, desbancando outros 17 concorrentes, entre eles “Joaquim”, do brasileiro Marcelo Gomes.

O júri da Berlinale, presidido pelo holandês Paul Verhoeven, atribuiu o prêmio máximo da mostra a este filme que conta a história de um homem e uma mulher que se desejam, mas só conseguem se comunicar através de um sonho que compartilham.

“Queríamos apresentar-lhes um filme simples, transparente como um copo d’água. Era arriscado”, disse a diretora ao receber o prêmio.

“Tratam-se de duas pessoas que se conectam de forma incrível. O júri se apaixonou por este filme não só pela construção artística, mas porque nos evoca uma palavra que usamos muito facilmente: a compaixão”, disse o presidente do júri, diretor de sucessos como “Robocop”, “Elle”.

O prêmio de melhor diretor ficou com o finlandês Aki Kaurismaki por “The other side of hope”, grande favorito da crítica, juntamente com o chileno “Una mujer fantástica”, de Sebastián Lelio.

O filme, segunda parte de sua trilogia sobre o exílio, conta a história de um refugiado sírio que se encontra, contra a sua vontade, na fria Finlândia.

Com este filme “quero tentar mudar a Europa”, onde o sentimento anti-imigração é crescente. “Pelo menos para as quatro pessoas que vão vê-lo”, brincou o diretor, ao apresentar seu filme no festival.

O Urso de Prata de melhor atriz ficou com a sul-coreana Kim Min-hee por seu papel em “On the beach at night alone”, no qual interpreta uma mulher que vive um caso de amor fracassado com um cineasta.

O austríaco Georg Friedrich levou o prêmio de melhor ator por seu papel no drama alemão “Bright nights”, sobre um pai que leva o filho em uma viagem pela Noruega.

“Una mujer fantástica” ficou com o Urso de melhor roteiro, escrito por Lelio e Gonzalo Maza. Também faturou o prêmio Teddy, destinado a filmes com temas LGBT.

A fita conta a história de Marina, uma transsexual, a quem seu entorno, condicionado pelo preconceito e pela ignorância, a impede de se despedir dignamente de seu companheiro, Orlando, morto repentinamente.

A personagem principal é interpretada pela atriz Daniela Vega, ela própria uma transsexual.

Na categoria melhor documentário, o prêmio ficou com “Ghost Hunting”, do cineasta palestino Raed Andoni.

Espécie de terapia coletiva para um grupo de ex-prisioneiros palestinos, o filme reconstitui em um hangar de Ramallah (Cisjordânia), um centro de interrogatório onde os ex-detentos revivem sua prisão, incluindo os maus tratos.

Veja a lista de premiados nas principais categorias do Festival de Berlim:

– Urso de Ouro de melhor filme: “On Body and Soul”, Ildiko Enyedi (Hungria)

– Urso de Prata (Grande prêmio do Júri): “Félicité”, Alain Gomis (França, Senegal, Bélgica, Alemanha, Líbano)

– Urso de Prata de melhor diretor: Aki Kaurismaki por “The other side of hope” (Finlândia, Alemanha)

– Urso de Prata de melhor atriz: Kim Min-hee por “On the beach at Night Alone”, de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)

– Urso de Prata de melhor ator: Georg Friedrich (Áustria) por “Bright Nights”, de Thomas Arslan (Alemanha, Noruega)

– Urso de Prata de melhor contribuição artística: “Ana, mon amour”, de Calin Peter Netzer (Romênia, Alemanha, França)

– Urso de Prata de melhor roteiro: “Una mujer fantastica”, de Sebastian Lelio (Chile, EUA, Alemanha, Espanha)

– Prêmio Alfred Bauer em memória do fundador do festival para um filme que abre novas perspectivas: “Spoor”, de Agnieszka Holland (Polônia, Alemanha, República Checa, Suíça, Suécia, Eslováquia)

– Prêmio de melhor documentário (novidade 2017): “Ghost Hunting”, de Raed Andoni (Palestina)

– Prêmio de Melhor primeiro filme: “Summer 1993”, de Carla Simon, Espanha

– Urso de Ouro de melhor curta-metragem: “Cidade Pequena”, de Diogo Costa Amarante (Portugal)

– Urso de prata de curta metragem: “Ensueño en la Pradera” (Sonho na Pradaria, em tradução livre), de Esteban Arrangoiz Julien (México)

 

Fonte: AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *