Acusados de matar vereador de Anadia são julgados nesta quinta-feira
Três acusados de planejar e executar com diversos disparos de arma de fogo o vereador de Anadia Luiz Ferreira, em emboscada ocorrida em setembro de 2011, sentam no banco dos réus, nesta quinta-feira (16), t. O julgamento começa às 8h e será presidido pelo juiz titular da 8º Vara Criminal de Maceió, John Silas, no Fórum da Capital.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/A), os réus Alessander Leal, Tiago dos Santos Campos e Ewerton Santos Almeida serão julgados neste primeiro momento pelos jurados. Eles são acusados de ser mandante e executores do crime, respectivamente. Já para os demais réus ainda não há um prazo.
A então prefeita de Anadia, Sânia Tereza, – esposa de Alessander Leal -, foi denunciada pelo Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) pelo crime de homicídio qualificado e formação de quadrilha.
Segundo o MPE, a principal motivação para o assassinato de Luiz Ferreira seria “queima de arquivo”. Ela seria alvo de uma investigação realizada pela Câmara Municipal que investigaria supostos desvios. Luiz Ferreira era um dos principais articuladores da votação que poderia afastar a prefeita do cargo.
A denúncia do MPE foi baseada no inquérito produzido pela Polícia Civil que, entre outras medidas, quebrou o sigilo telefônico do casal e constatou a intensa troca de ligações entre o grupo criminoso nos dias que antecederam ao assassinato do vereador.
O caso
Luiz Ferreira de Souza, de 61 anos, foi assassinado com vários tiros quando retornava a Anadia, após apresentar um programa de rádio na cidade de Maribondo. Durante o programa, o vereador havia anunciado que seria candidato a prefeito de Anadia na próxima eleição, ao passo em que teria criticado a política local.
A arma utilizada no crime foi uma pistola de 9 milímetros e a maioria dos disparos atingiu a cabeça da vítima.