IMA denuncia prefeitura de Maceió por lançar esgoto no riacho Salgadinho
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) denunciou, nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de Maceió por lançar esgoto em um afluente do riacho Salgadinho. A denúncia foi feita durante reunião da força-tarefa do Ministério Público Estadual (MPE/AL), com diversos setores do governo do estado e do município, para recuperar a bacia do riacho do Reginaldo.
De acordo com o IMA, a prefeitura teria instalado 4 bombas nas galerias de águas pluviais que desaguam na praia da Pajuçara. O órgão teria feito isso pra tentar evitar a formação de novas línguas sujas na orla. Mas o esgoto estaria sendo enviado para um afluente do Salgadinho.
O diretor de gerenciamento costeiro do IMA, Ricardo César, afirma que a análise foi feita a pedido do MPE/AL.
“Sabiamos que a prefeitura tinha colocado essas bombas até para evitar durante o período de verão aquelas línguas que saem na praia. Então agora o Ministério Público entende que está tirando água suja de um canto e colocando em outro e para isso pediu que nós fizemos essa análise”, conta.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvovilmento Territorial de Maceió, Mac Lira, nega que a água enviada pro Salgadinho seja contaminada.
“Eu acho que deve haver algum equívoco. Na verdade a prefeitura tem um projeto de retirada das línguas sujas da praia, mas são águas de rebaixamento de lençol freático, não são águas de esgoto. Essas águas são canalizadas para o riacho Gulandim, que efetivamente contribui com o Salgadinho, mas não são água de esgoto”, explica o secretário.
Os promotores que coordenam a força tarefa do Ministério Público não quiseram dar entrevista para a reportagem da TV Gazeta. A partir de agora, uma vez por mês, todos os órgãos ambientais do estado e do município terão o compromisso de se reunir para tentar resolver a situação do riacho Salgadinho.
Fonte: G1
Na Rua Avenida Maceió próximo a vila do número 106 ao lado da loja sercomfrio em frente ao bar galeto na brasa um mau cheiro de água podre sobe de um irregular problema da prefeitura do muncipio onde foi feito o calçamento irregular a água do encanamento de restos de comida é armazenado bem na calçada onde um odor quando calor sobe e a prefeitura não vem ajeitar o calçamento.