Turismo: todos os caminhos que trazem ao sertão alagoano

Nos caminhos que trazem ao Sertão de Alagoas, o turista vai poder sentir a emoção de trafegar por estradas de terra calorosa e encontrar um povo hospitaleiro, guardando ainda em sua essência a simplicidade que tão bem caracteriza o sertanejo. A primeira impressão é de contrastes: um choque de natureza abundante ao lado de traços de modernidade com as quais as cidades vêm sendo equipadas para recebê-los. É esta região que vem descobrindo no Turismo – a indústria sem chaminé – uma fonte bastante promissora para proporcionar aos seus visitantes momentos de inigualável beleza.

Quatro locais no sertão vêm chamando atenção pela oferta turística: em Delmiro Gouveia, na divisa com Bahia, Sergipe e Pernambuco, os visitantes poderão, além de conhecer a história da industrialização do Nordeste no Museu Regional e no Sítio Histórico de Angiquinho, vivenciar a experiência ímpar de contemplar áreas preservadas do bioma Caatinga na Reserva Ecológica do Castanho, complexo turístico que está localizado na maior reserva particular de caatinga de Alagoas. A reserva do Castanho é recortada por vários Cânions com cenários extraordinários que abrigam desde piscinas naturais, a grutas com inscrições rupestres milenares, além de  trilhas, piscinas naturais, aventura, contemplação e interação pedagógica, que vai da formação geológica do lugar à fauna preservada, do homem primitivo até os dias de hoje. Além do banho nas águas cristalinas do Velho Chico, o Restaurante Castanho oferece um cardápio que realça os sabores do sertão, boa música e um amplo espaço para contemplação e lazer, além de passeios em Catamarã, Lanchas e Motos Aquáticas.

O Mirante do Talhado, em Olho d’Água do Casado, que já serviu de cenário para atrações globais, é o local ideal para os apreciadores de trilhas e esportes radicais, como rapel e tirolesa.  Lá, o turista vai encontrar paisagens sertanejas em áreas preservadas, tendo como guia José Francisco – um defensor da natureza. O local oferece Pousada, de onde se pode apreciar a noite sertaneja em toda sua plenitude e exuberância.

Em Piranhas, divisa com o Estado de Sergipe, o Centro Histórico conta parte de uma história secular que pode ser vivenciada através de seu casario, Museu do Cangaço e na orla aconchegante do São Francisco. Também oferece passeios de Catamarãs e Canoas, onde o turista poderá conhecer a Gruta de Angico, local onde foi assassinado o famoso cangaceiros Lampião e integrantes de seu bando, em 1938. O cangaço é o ponto forte das atrações turísticas, além da paisagem bucólica e agradável que a “Lapinha do Sertão” proporciona. Há ainda a Usina Hidrelétrica de Xingó. A cidade oferece hotéis e pousadas confortáveis e com paisagens difíceis de esquecer, além de bons restaurantes.

É em Água Branca que se pode apreciar a beleza do casario bem conservado que abrigou Barões e Baronesas e os Engenhos de Cana de Açúcar que ainda estão em atividade na produção de Rapadura e seus derivados. Trilhas e cachoeiras podem ser visitadas. A cidade, de clima ameno e agradável, possui igrejas em estilo barroco e, no Mirante, a vista que oferece da região é inesquecível. O artesanato é variado e criativo.

Em Delmiro Gouveia, a Agência “O Pioneiro”, promove o deslocamento dos turistas em vans confortáveis e seguras e o agendamento pode ser feito pelo telefone (82) 98884 4223.

Vale a pena conhecer o Sertão e desfrutar de tudo de bom e bonito que a região tem a oferecer.

Fonte: cadaminuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *