Show Rural: Agricultores conhecem novas experiências por intermédio da Carpil
O grupo de agricultores, técnicos e assentados dos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Sergipe e Bahia que participam do Show Rural, realizado em Cascavel, no oeste do Paraná, estão conhecendo novas tecnologias.
Os componentes que fazem parte da viagem executada pela Cooperativa Agropecuária Regional (Carpil) de Palmeira dos Índios, podem aprender a colocar em prática as novidades que a feira oferece. A diversidade é grande. Eles trabalham com a produção de leite, fruticultura, orquídeas, pequenos animais e incentivo do jovem e da mulher no campo.
O orquidófilo e estudante de agroecologia do Serviço de Tecnologia Alternativa- Serta- Luiz Martins das Neves de Recife (PE), visita a feira agrícola pela primeira vez. Apesar de todo o sofrimento da viagem, ele garante que a experiência é válida para poder aplicar na prática o que aprende na feira. “O aprendizado que a gente leva daqui é muito importante porque a nossa visão anterior. Trabalho com orquídeas, há vinte anos e aqui pude ver o cruzamento, novas espécies, espécies importadas, cultivo e material de plantio. Daqui vou levar o conhecimento do sistema de cultivo em áreas de chuva, que achei interessante”, disse.
Luiz Martins, acredita que a feira facilitará o acesso à informação sobre tecnologia e, também, métodos diferentes e novos para aumentar a renda. “A gente acredita que uma mudança do nosso conceito daqui do Sul aconteça”, contou.
A também agricultora e estudante de agroecologia do Serta, Quitéria de Lima, de União dos Palmares (AL), contou que gostou tanto da feira que pretende voltar no próximo ano e ainda trazer amigos e familiares. “Para mim é coisa de primeiro mundo. É coisa que eu nunca tinha visto na vida. É como se eu estivesse entrando no céu”, comemorou a produtora de banana, laranja, maracujá e mamão.
D. Quitéria também produz doces e no Show Rural conheceu técnicas especiais. (Veja vídeo). Ela conheceu as variedades de plantio de feijão e encantou-se com a barraca de bambu. “Comercializo frutas na feira e também farei minha barraquinha de bambu. Estou encantada”, salientou.
“O Show Rural tem sido isso. Tem sido para quebrar o paradigma político, do paradigma da produção, do comércio. O produtor tem seu valor e é mais forte do que imaginamos. Já tivemos casos extraordinários de técnicas levadas daqui do Sul para o Nordeste”, comentou o presidente da Carpil Luciano Monteiro da Silva, que esteve reunido com os governadores dos estados do Rio Grande do sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A caravana visita ainda hoje, as demonstrações tecnológicas da EMBRAPA, apresentação das Cooperativas do Paraná, situação e como se integram na sua organização Estadual e Nacional, unidade de demonstração tecnológica de agroecologia, visita a uma fazenda de Produção de Leite com parte da equipe que produz leite, visita das demonstrações tecnológicas do Show Rural, palestra na Unicoop/Coopavel e em seguida, visitas ao Parque Industria COOPAVEL.
Show Rural
São esperadas cerca de 200 mil visitantes durante os cinco dias do Show Rural, uma das maiores feiras agrícolas do país, que segue até sexta-feira (10), no Parque Tecnológico da Coopavel Cooperativa Agroindustrial. O evento anual tem como objetivo a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.
Com uma área de 72 hectares, o destaque é para os maquinários. Além de conhecer o que há de mais moderno no setor, os agricultores têm ainda a vantagem de negociar direto com os fabricantes e conseguir melhores preços.