Intercâmbio entre Carpil e Coopavel prepara sucessores rurais do futuro
Agricultores, técnicos, dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Cearáparticipam de intercâmbio tecnológico e sociocultural com agricultores familiares paranaenses, durante o evento de agronegócio Show Rural Coopavel 2017, que ocorre até 10 de fevereiro, em Cascavel (PR).
Os mais de quatro mil quilômetros percorridos, em quatro dias de viagem, não diminuíram a expectativa dos 108 agricultores nordestinos que foram conhecer novas tecnologias, modelos de produção orgânica e práticas inovadoras que poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas regiões. O intercâmbio é realizado pelo vigésimo ano consecutivo.
Ainda nesta segunda-feira (06), o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, junta-se ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli para cumprir agenda no Show Rural, que aguarda a vinda de governadores de diversos Estados. O governador de Alagoas, Renan Filho ainda confirmará agenda no Show Rural.
O momento mais aguardado pela caravana da Carpil será o encontro com o Ministro da Agricultura, Blairo Borges Maggi, na quinta-feira dia 9 de fevereiro.
Intercâmbio
De acordo com o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, o intercâmbio possibilita levar e adequar conhecimentos tecnológicos da agricultura familiar do sul do Brasil aos produtores do Nordeste. “O aprendizado adquirido por jovens, mulheres e demais produtores, nestes anos, vem possibilitando transformações importantes de plantio e ordenha. Outra grande lição foi a do associativismo e do cooperativismo, onde eles aprendem que vender a produção juntos é muito mais negócio”, disse Monteiro.
Os intercambistas vão visitar entidades, cooperativas e assentamentos que desenvolvem projetos inovadores na agricultura familiar, incluindo Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), previamente selecionados. Também vão conhecer produções orgânicas que poderão servir de modelo para o desenvolvimento sustentável de suas propriedades. As visitas serão divididas por grupos, como núcleo econômico, agroecologia, leite, artesanato, fruta e hortaliça.
A participação do Nordeste no Show Rural é executado pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), com o apoio da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel). O grupo está sendo acompanhado pela consultora da Secretaria de Reordenamento Agrário, Leila A caravana da Carpil é composto por 108 pessoas entre produtores e produtoras rurais, técnicos e líderes de associações, assentamentos, cooperativas e de sindicatos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Ceará.
Sobre a Carpil
A cooperativa alagoana atua desde 1979 e está presente em 37 cidades. Tem 2.642 agricultores familiares quilombolas, mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais cooperados. A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Saúde de Baixo é uma das 473 associações beneficiárias da Carpil.
A parceria com a Sead é antiga. No início da década de 1990, 500 cooperados da Carpil foram beneficiados pelo Pronaf B. Em outra ocasião, em 2013, uma chamada pública da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA) foi gerida pela cooperativa para recuperar 200 nascentes, distribuir de 300 galinheiros móveis, entregar 116 kits de irrigação, 240 palmas forrageiras e 5 veículos para a região.