Polícia investiga furto de 750 doses de vacina de febre amarela no ES
A Polícia Civil confirmou o furto de vacinas de febre amarela no município de Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo, nesta terça-feira (31), e disse que o caso está sob investigação. Foram levados, ao todo, 130 frascos, o que corresponde a cerca de 750 doses da vacina.
O delegado Diego Bermond informou que não há sinais de arrombamento na câmara fria, onde ficam as doses. Também não há câmera de vigilância no local para identificar quem cometeu o furto. “O material foi retirado fora do horário de expediente, depois das 17h”, falou
Segundo Bermond, a secretária de Saúde do município foi ouvida na manhã desta quarta-feira (1). Todas as outras pessoas que têm acesso à câmara fria também vão prestar depoimento.
A prefeitura informou que os funcionários perceberam a falta das doses assim que o posto do Centro da cidade abriu. Mesmo assim, a vacinação seguiu o cronograma pré-estabelecido.
Viana
A vacinação contra febre amarela na área urbana de Viana, na Grande Vitória, começou nesta quarta-feira (1), em todas as unidades de saúde do município. Além de Viana, Fundão também está entre as cidades da região Metropolitana incluídas na lista de imunização cautelar.
O prefeito de Viana, Gilson Daniel, informou que a vacinação começou às 8h e segue até as 15h. “Já vacinamos mais de mil pessoas da área rural. Hoje, estamos na área urbana. A população de Viana que buscar a unidade pode entrar na fila ou marcar um horário para entrar no outro dia e não precisar esperar”, falou.
A imunização em área urbana é só para os moradores de Viana. Assim, todos têm que levar comprovante de residência para se vacinar. “Tem que mostrar que mora em Viana. Nós temos uma unidade para as pessoas que vão viajar, que é a unidade de Vila Bethânia. As demais unidades vão atender exclusivamente moradores de Viana”, explicou o prefeito.
Daniel destacou que não há casos da doença em Viana, mas disse que a vacinação faz parte do bloqueio da região. “Só temos mortes de macacos, mas estamos imunizando toda a população. Temos uma parceria com o governo do estado, porque está tendo um bloqueio em toda a região”, disse.
Ibatiba
Uma equipe do Ministério da Saúde esteve nesta terça-feira (31), em Ibatiba, no Sul do Espírito Santo. O grupo é formado por especialistas e técnicos em saúde que tentam entender o caminho do vírus da febre amarela. Entre os especialistas, o médico virologista Pedro Vasconcelsos, diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.
O virologista acredita que a execução de um levantamento dos casos vai ajudar a comparar a situação atual do Espírito Santo a de epidemias anteriores
Na cidade, uma morte foi confirmada e outras duas pessoas morreram com suspeita da doença.
Por dia, em média, 14 pessoas dão entrada no hospital com sintomas parecidos com o da febre amarela.
Vitória
Na capital capixaba, quem tem viagem marcada para o exterior pode agendar a imunização contra febre amarela. A marcação é feita diretamente com a Vigilância Epidemiológica, por meio dos telefones 3132-5019 e 3132-5021.
A vacinação foi retomada, em Vitória, nesta segunda-feira (30), em 10 unidades de saúde: Praia do Suá, Maruípe, Santo André, Jardim da Penha, Jardim Camburi, US Vitória (Parque Moscoso), Santo Antônio, Santa Luiza, Jabour e Consolação.
Colatina
O aposentado Antonio Virginio Pereira, de 65 anos, que estava internado em estado grave na UTI do Hospital Silvio Avidos, em Colatina, Noroeste do Espírito Santo, morreu na noite desta segunda-feira (30).
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) confirmou a morte do aposentado e disse que o óbito está sendo investigado. Antonio Pereira é de São Roque do Canaã e estava com suspeita de febre amarela.