Registrados 260 casos de diarréia em Palmeira dos Índios

1Os casos de diarréia em Palmeira dos Índios são crescentes. O município registrou no mês de janeiro deste ano, 260 casos de diarreia.

E o principal motivo da doença pode estar relacionado à falta de chuvas e de água na região.

O prefeito Júlio Cezar disse que a situação é de alerta no município e anunciou um plano de contingência, a ser realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, para o enfrentamento de um possível aumento nesses números de casos.

No plano, voltado para as doenças de veiculação hídrica, a exemplo de diarreias e as que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, está incluído três pontos estratégicos: a ampliação de insumos, medicamentos e correlatos; o funcionamento pleno da Unidade da Criança como referência para as crianças com diarreia, e de três unidades de Saúde  que vão funcionar das 8h às 18h para atender pacientes com sintomas das doenças, e a garantia de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e leitos no Hospital Santa Rita.

 

Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde também faz um alerta sobre a febre amarela. Apesar de Palmeira dos Índios não fazer parte da rota de transmissão da doença, o município centralizou a vacinação contra a febre amarela na sede da Secretaria, no horário de 8h às 12h, todas as quartas-feiras. A recomendação é vacinar os viajantes que vão para as áreas de risco, como representantes e caminhoneiro, com destino aos estados da região Norte e Centro Oeste, além dos estados de Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As pessoas devem ir à Secretaria munidas de comprovante de viagem e com até dez dias de antecedência à viagem.

 

 

*Com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *