Confira a lista da propina da Odebrecht na Lava Jato

Brasil, São Paulo, SP, 16/07/2015. Vista da fachada da sede da empresa Odebrecht, localizada na Rua Lemos Monteiro, no Butantã, zona oeste de São Paulo. A sessão de depoimentos da CPI da Petrobras busca elucidar a participação da Odebrecht no suposto esquema de propinas que ocorria na empresa de petróleo. - Crédito:J.F.Diorio/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:186371

A delação premiada do ex-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho jogou mais gasolina sobre a fogueira em que muitos políticos se encontram desde o início da Operação Lava Jato. Em depoimento, ele citou ao menos 40 nomes de pessoas públicas e o quanto elas teriam recebido da empresa.

Os pagamentos aos políticos foram, em sua maioria, feitos sob a forma de doações eleitorais. Dessa forma, os valores mencionados não são necessariamente propina, embora os investigadores suspeitem de que boa parte desses recursos tenham origem em desvios.

Além disso, Cláudio Melo Filho cita uma série de apelidos que os políticos tinham para disfarçar as comunicações internas sobre quem seria o destinatário desses valores. Braço direito do presidente Michel Temer, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, por exemplo teria o apelido de “Primo” e seria beneficiário de um repasse ao presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *