Palmeira: Moradores da Zona Rural devem ficar sem abastecimento de água

1
Crédito: G1

A seca deve deixar moradores da zona rural de Palmeira dos Índios sem água. A barragem Carangueja, localizada em Quebrangulo, abastece 70% da população e está com o volume baixíssimo.

Segundo Thiago Diógenes,  coordenador operacional da Casal em Palmeira, a barragem está operando no limite de sua capacidade. “Poderemos ficar com apenas 30% do volume de água, se caso a barragem secar, o fechamento da zona rural será inevitável, e continuaremos o rodízio na zona urbana. Se isso acontecer, o abastecimento da zona rural deverá ser realizado através do CONDEC municipal (Defesa Civil)”, explicou Diógenes.

O coordenador afirma que a população terá que poupar a água que resta com uso racional. “Diante da seca que estamos atravessando no momento, a população terá que se conscientizar que a água terá que ser poupada. Vamos pedir a Deus que em breve envie chuvas a região dos nossos mananciais, pois a situação é de extrema calamidade”, afirmou Thiago.

Além do abastecimento precário, a população de Palmeira dos Índios reclama dos resíduos que vem na água, impedindo de ser utilizada para beber e cozinhar.

A Casal já está fazendo o estudo para a viabilidade para tirar mais água da Barragem Caçamba (localizada a 12 Km da Barragem Carangueja em Quebrangulo), pois é a maneira mais viável diante das circunstâncias atuais. A obra acontece a médio prazo, devido a distância e desnível entre barragens.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *