Mais de 9 mil pessoas fazem prova do Enem em Alagoas
Durante este fim de semana, 9.026 estudantes alagoanos devem prestar a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2016 (Enem 2016) na capital e nas cidades de Arapiraca, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Girau Ponciano, Palmeira dos Índios e Água Branca. A segunda aplicação do Enem foi necessária por causa das ocupações de escolas e instituições de ensino superior durante a primeira aplicação, em 5 e 6 de novembro. Outro motivo, em menor proporção, foram intercorrências ligadas, principalmente, a problemas de infraestrutura, como interrupção de energia elétrica.
O adiamento das provas para essa parcela no Estado deixou parte desmotivada e dividida entre os estudos para fazer o Enem e os outros vestibulares.
Entre esses estudantes está Manoel Soares, que busca uma vaga para o curso de Medicina. O candidato recorreu a um cursinho para aumentar as chances no exame. Manoel confessa que perdeu o foco depois do adiamento das provas. “Fiquei prejudicado na parte psicológica, emocional, e estou bastante desmotivado para a prova. Tive que estudar por conta própria durante esse período, o cursinho já encerrou as aulas, estou tentando focar nesses últimos dias na redação, não exatamente nos temas, mas na estrutura e na gramática, acho que vai ser um diferencial”, desabafa.
A maioria dos amigos do estudante já fez a prova em novembro e os relatos do grau de dificuldade e sobre o tema da redação deixaram o candidato frustrado. Soares acredita que teria conseguido um bom desempenho na primeira aplicação do Enem. “Tive muita raiva porque acho que me daria bem, as objetivas tiveram menos textos e o tema da redação eu acredito que dominava. Estou tendo que dividir meu tempo de estudo para os outros vestibulares com o Enem, são editais diferentes e assuntos diferentes, enquanto poderia focar agora só nos vestibulares”, reclama.
O adiamento do Enem também deixou a estudante Denise Santos, que busca uma vaga em Ciências Contábeis, desmotivada e dividida entre estudar para o exame e estudar para as provas do fim do período letivo do colégio. Denise desistiu de continuar se dedicando para o Enem durante a última semana.
*Com Gazeta Web