Jornalistas da TV Globo são velados em General Severiano
Ari Júnior, Guilherme Marques e Guilherme Van Der Laars. Os três jornalistas da TV Globo que faleceram no acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense são velados na tarde deste sábado no salão nobre de General Severiano, sede do Botafogo. Previsto inicialmente para acontecer das 12h às 15h, o sepultamento foi atrasado por questões burocráticas. Os corpos, enviados de Medellín, chegaram ao Rio de Janeiro às 4h15, mas só foram liberados e encaminhados a um laboratório às 10h30. Lá ainda permaneceram por um tempo, chegando ao local da cerimônia apenas às 13h.
Cariocas, Marques e Van Der Laars eram torcedores do Botafogo e, como forma de homenagem, muitos amigos e familiares vestiram a camisa do clube. Os dois, inclusive, darão nome a duas cabines de imprensa do Estádio Nilton Santos. Ari Júnior, por sua vez, era goiano e fã do Goiás.
Muitos profissionais de imprensa também se despediram dos colegas. O clima, como não poderia ser diferente, foi de tristeza e emoção. Carlos Eduardo Pereira e Antônio Lopes – presidente e diretor de futebol do Botafogo, respectivamente – e Eduardo Bandeira de Mello, cartola do Flamengo, marcaram presença no velório. Assim que os três caixões adentraram o local, uma salva de palmas foi entoada pelos presentes.
Com o salão nobre de General Severiano “tomado” por familiares e amigos, uma missa foi rezada aos três jornalistas. Um novo salve de palmas – desta vez, com duração de cerca de três minutos – foi executado por todos, que, em seguida, cantaram o hino do Botafogo “a plenos pulmões”. Pessoas muito próximas às vítimas também fizeram discursos emocionados como demonstração de carinho e saudade. Balões brancos foram soltos ao final.
Após o velório, as famílias seguirão com suas cerimônias particulares para o último adeus aos entes queridos. Guilherme Van Der Laars será sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, às 16h30; Seu xará, Guilherme Marques, será cremado no Memorial do Carmo, no Caju, às 18h; e Ary Júnior será velado em Trindade, Goiânia, neste domingo e, em seguida, sepultado no Parque Memorial da cidade, às 17h.
Os três viajavam para Medellín para cobrir o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, entre Chapecoense e Atlético Nacional, e não sobreviveram à queda do avião – que culminou na morte de 71 pessoas.
Fonte: G1