Maternidade Santa Mônica suspende atendimentos de novos pacientes
A direção da Maternidade Escola Santa Mônica, prinicipal unidade para gestantes e bebês de alto risco em Alagoas, suspendeu o atendimento para novos pacientes, na tarde desta quarta-feira (30), devido à falta de insumos.
Segundo a assessoria de comunicação da maternidade, que fica no bairro do Poço, em Maceió, a medida foi tomada pela direção porque não há medicamentos suficientes para atender a demanda de novos pacientes.
O hospital não informou se, além de medicamentos, está faltando materiais básicos de trabalho, como aconteceu no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, que também suspendeu o atendimento a novos pacientes nesta manhã. Médicos, enfermeiros e outros funcionários chegaram a fazer um protesto em frente ao hospital para cobrar uma solução ao problema.
Nas duas unidades de saúde, a medida de não receber novos pacientes será mantida por tempo indeterminado, até que os hospitais sejam reabastecidos com os materiais que estão em falta. Os pacientes que já estão em atendimento não devem ser afetados.
A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que trabalha junto à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), responsável pelas duas unidades de saúde, para reabrir a maternidade na quinta (01).
Até que o problema seja solucionado, gestantes que precisarem de assistência médica de maior complexidade devem buscar atendimento em outras maternidades de saúde da capital alagoana.