SSP tem 20 dias para provar que dispõe de coletes para a Polícia Civil
A Procuradoria Regional do Trabalho deu um prazo de até 20 dias para a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) comprovar que trabalha para adquirir novos coletes para os agentes que integram a Polícia Civil. A medida se dá diante da queixa dos policiais de que eles estariam trabalhando com coletes com data de validade vencida. A audiência foi realizada na manhã desta segunda-feira (28) e contou com presença de lideranças do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) e também de representantes do governo do estado.
Na audiência, a Secretaria de Segurança Pública declarou que realizou uma licitação para aquisição 1.395 coletes balísticos e que a empresa vencedora já entregou 500 unidades, ficando restante programado para serem entregues no dia 10 de dezembro. Foi informado ainda que SSP está recebendo uma doação do Governo Federal de mais 1.512 coletes, que serão entregues até fevereiro de 2017.
Segundo a pasta, a aquisição mais a doação serão suficientes para que todo policial seja contemplado com colete balístico individual, inclusive aqueles que estão trabalhando na área burocrática.
O Procurador Rafael Gazzaéo Júnior concedeu um prazo de 20 dias para que a Secretaria de Segurança Pública comprove veracidade de todas as suas alegações. O presidente do Sindpol, Josimar Melo ressaltou a importância da audiência, forçando o governo acelerar o processo de aquisição do equipamento de proteção individual.
“A Secretaria apresentou uma justificativa ao Procurador, mas não convenceu ao sindicato, portanto terão 20 dias para apresentar documentos de comprovação”, colocou, ressaltando que o agente que não tiver colete a prova de bala não saia sem o equipamento. Por meio da assessoria de imprensa, a Polícia Civil esclareceu que trabalha para oferecer a todos os agentes um colete balístico.
*Com assessoria