Calcinha de companheira de Hitler é leiloada por 11.500 reais
Uma calcinha de renda na cor lilás que pertenceu a Eva Braun, a companheira de longa data de Adolf Hitler, foi arrematada nesta segunda-feira por 2.900 libras (11.520 reais) na casa de leilões Philip Serrell, no centro da Inglaterra. Segundo uma porta-voz da casa, a peça, que tem bordadas as iniciais de sua antiga proprietária, foi oferecida por um particular e acabou sendo adquirida por outro colecionador, de quem não foram oferecidos detalhes, mas que reside no Reino Unido.
A peça íntima, de cintura alta e pernas largas, superou com folga o preço estimado, que os organizadores tinham cifrado em entre 300 e 450 libras (de 1.190 a 1.790 reais). Além disso, foram leiloados outros objetos de Eva Braun, entre eles um anel de ouro, que alcançou o valor de 1.250 libras (4.910 reais), e uma pequena caixa de prata gravada com as iniciais “EB”, que continha seu batom vermelho e foi arrematada por 360 libras (1.430 reais).
Uma coleção de fotografias em preto e branco, nas quais Braun aparece sozinha e também ao lado de Hitler, com quem se casou oficialmente em 29 de abril de 1945, foi vendida por 100 libras (397 reais). A casa de leilões inglesa especificou que a maioria dos lotes oferecidos, entre eles o que incluía a peça de roupa íntima, estavam acompanhados de certificados de autenticidade
Eva Braun e Hitler mantiveram um relacionamento secreto durante muitos anos. Em 29 de abril de 1945, eles se casaram em uma breve cerimônia civil. Menos de 40 horas depois se suicidaram após saber da derrota do Terceiro Reich pelas forças dos Aliados. O povo alemão só tomou conhecimento da relação entre os dois após suas mortes.
(Com EFE)