Mês do Júri: cinco julgamentos serão realizados nesta segunda-feira (7)
O Poder Judiciário de Alagoas realiza, nesta segunda-feira (7), cinco julgamentos nas comarcas da Capital, de Arapiraca, Feira Grande, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte dando continuidade às atividades referentes ao Mês Nacional do Júri. A iniciativa visa julgar réus por crimes dolosos contra a vida, com preferência para processos que começaram a tramitar até dezembro de 2009, conforme definido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
Entre os julgamentos pautados está o de Leandro França dos Santos, acusado de assassinar Josiel Nascimento da Silva, no dia 7 de outubro de 2011. De acordo com a denúncia, a vítima foi à casa de Leandro cobrar a dívida no valor de R$2.000,00, ao retornar para sua casa, Josiel Nascimento foi surpreendido pelo acusado, que efetuou vários disparos contra ele. O júri será conduzido pelo juiz Jandir de Barros Carvalho, na 8ª Vara de Arapiraca.
Na 2ª Vara de Porto Calvo, Ronaldo Lopes será julgado pelo assassinato de Paulo Carlos de Oliveira. O Crime aconteceu no dia 8 de janeiro de 2013. De acordo com a denúncia, Paulo Carlos teria sido vítima de uma emboscada feita por Ronaldo Lopes, que seria seu amigo. O júri será conduzido pelo juiz José Eduardo Nobre Carlos.
Outro júri popular da próxima segunda será o de Marta da Conceição Costa, Vanderson Luiz da Silva, José Flor da Silva e José Lucas Ferreira, pelo assassinato de Roberto Alves da Costa, no dia 18 de maio de 2011, em Satuba. A juíza Juliana Batistela Guimarães de Alencar conduzirá o julgamento na Comarca de Santa Luzia do Norte.
Consta nos autos, Marta da Conceição Costa que era casada com a vítima e queria ficar com todos os bens do casal, pois, estavam em processo de separação. A ré teria contratado dois comparsas para executar Roberto Alves da Costa. No dia do crime, Marta discutiu com o marido e saiu de casa para a rua deixando a porta aberta, momento em que, logo após, os executores invadiram o imóvel e efetuaram vários tiros contra a vítima.
Mês nacional do Júri
A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país e conta com a participação, em Alagoas, da Corregedoria Geral de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Ressocialização do Estado (Seris) e Polícia Militar.
Nesse período, as varas do Tribunal do Júri da capital e interior deverão julgar cerca de 100 acusados de homicídio e tentativa de homicídio. As sessões começam a partir das 8h30, nos salões de cada fórum.
Graziela França – Dicom TJ/AL