Atuação do Sistema Fecomércio em Palmeira é tema de reunião

O prefeito eleito de Palmeira dos Índios, Julio Cezar (PSB), se reuniu, na manhã de hoje (31), com os dirigentes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac para analisar a viabilidade de parcerias que venham a contribuir com o desenvolvimento do município. Em pauta, a qualificação profissional com foco, principalmente, para os jovens e o fortalecimento do comércio de Palmeira. Segundo Júlio, existem cerca de 400 mil consumidores em potencial naquela região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Julio Cezar, eleito com 64% dos votos, foi categórico ao afirmar que deseja uma parceria sólida com o Sistema Fecomércio a fim de adotar uma política de qualificação. “Sabemos que vamos pegar um grande problema, mas estamos dispostos a administrar os desafios”, ressaltou.

A diretora Regional do Senac, Telma Ribeiro, afirmou que o Senac elaborou um projeto para capacitar servidores municipais em saúde humanizada, mas que depende do apoio do município para a concretização do projeto. Segundo Telma, se a criação do Polo Multissetorial de Palmeira tivesse avançado, a capacitação teria sido feita pelo Senac. Como não avançou a parceria com a prefeitura, o Senac realizou um trabalho com uma fundação. “Por meio de uma parceria com a Fundanor [Fundação de Amparo ao menor de Palmeira dos Índios] conseguimos implantar pequenos negócios”, afirmou Telma.

O diretor Regional do Sesc, Willys Albuquerque, falou sobre o Projeto Habilidades de Estudo (PHE) e o Sesc Ler, ambos desenvolvidos em Palmeira. De acordo com Willys, 120 crianças de até 12 anos de idade participam do PHE, que funciona como um reforço escolar, mas oferece também atividades que levem à cidadania, relacionadas à cultura, saúde e lazer. Outro trabalho é a alfabetização de jovens e adultos. Além do Mesa Brasil, que toda quarta-feira está em Palmeira para recolher as doações. Após a seleção, os alimentos são distribuídos para instituições locais. Outra ação é a carreta do OdontoSesc. O programa precisa da parceria da Prefeitura Municipal e também realiza um trabalho educativo nas escolas municipais.

CENÁRIO

O presidente do Sindilojas Palmeira, Gilton Lima, apresentou o cenário do comércio de Palmeira, as dificuldades enfrentadas pelos empresários locais, as expectativas sobre a nova gestão e o trabalho desenvolvido pelo Sindilojas e pelo Sistema Fecomércio.

A assessora técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Izabel Vasconcelos, fez uma apresentação sobre as ações de apoio às empresas locais em termos de políticas públicas para o empresário palmeirense.

Ela citou a criação de um Programa Municipal Compra Mais Palmeira para incentivar as compras internas, estimular o comércio local e aumentar as vendas das empresas palmeirenses, resgatando o interesse da comunidade efetivar suas compras no próprio município.

Para isso, se fará necessário o mapeamento junto aos setores da prefeitura, os produtos e serviços adquiridos; atualizar a legislação municipal e instituir selo de prioridade para os pagamentos a fornecedores. “A Fecomércio apoia a equipe com reuniões técnicas. É uma administração voltada também para o empresário”, explicou Izabel.

Outro ponto apresentado foi a modernização do sistema de arrecadação de tributos municipais e atendimento ao cidadão. Além de instituir um projeto de apoio ao turismo e à cultura. Em breve, uma nova reunião acontecerá para dar sequência às futuras parcerias.

 

Assessoria Fecomércio

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *