2º turno: Rui Palmeira, do PSDB, é reeleito prefeito de Maceió

voto_rui-_marcio_chagasRui Palmeira, do PSDB, foi reeleito em 2º turno neste domingo (30) prefeito de Maceió para os próximos quatro anos. Com 90,46% das urnas apuradas, o tucano teve 218.090 votos, o que corresponde a 59,47% dos votos válidos, contra 148.631 de Cícero Almeida (PMDB) – 40,53%

No 1º turno, o tucano teve cerca de 90 mil votos a mais que o segundo colocado. Quando o resultado foi divulgado, no dia 2 de outubro, Rui se disse animado e feliz para enfrentar o 2ºturno “com a maior força”.

Advogado, natural de Maceió, Rui Soares Palmeira nasceu em 13 de setembro de 1976. Hoje com 40 anos, vai para o segundo mandato à frente do Executivo municipal. A chapa com seu vice-prefeito, Marcelo Palmeira (PP), é a mesma que o elegeu para o primeiro mandato, em 2012.

Casado e pai de uma menina, Rui Já foi deputado estadual e deputado federal. O mandato dos últimos 4 anos foi o primeiro no Poder Executivo.

Desde que se candidatou pela primeira vez ao cargo, o patrimônio cresceu. Ele declarou à Justiça Eleitoral este ano ter R$ 835.090,38 em bens. Pouco mais da metade deste valor é referente a um imóvel na capital alagoana. Em 2012, Rui declarou um patrimônio de R$ 524.684,91.

Como prefeito, dividiu opiniões ao implantar duas grandes medidas para o trânsito da capital, a Faixa Azul, exclusiva para ônibus e táxis, e fiscalização por meio de pardais eletrônicos, esta última suspensa por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Para cortar custos da máquina pública, exonerou mais de 100 servidores públicos pertencentes ao gabinete do prefeito, mas que estavam cedidos a outras secretarias da Administração Direta. Outros foram exonerados por faltas injustificadas.

Campanha
Durante a campanha para a reeleição, Rui sempre esteve à frente nas pesquisas de intenção de voto, mesmo no 1º turno. A última pesquisa Ibope o mostrava com 64% dos votos válidos, enquanto Cícero Almeida tinha 36%.

Uma das principais bandeiras do agora reeleito prefeito nesta campanha foi a redução de custos a partir de mudanças na estrutura administrativa. “Temos uma consultoria contratada que está trabalhando nesse sentido. Nós queremos enxugar a máquina para dar mais eficiência. Isso já está sendo feito”, afirmou em entrevista ao ALTV 1ª edição.

O saneamento básico também foi tema recorrente durante a campanha de Rui Palmeira. Ele citou dois grandes investimentos já previstos para a área, que serão feitos através de recursos de financeiras como o Caf, que é o Banco de Desenvolvimento da America Latina.

Um deles é para “minimizar a situação do Salgadinho”, como destacou em sabatina promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), e o outro para estações de tratamento, três já em funcionamento, duas em construção e outras seis já licitadas, que devem ser construídas do Alagoinha até o Posto 7.

Outra aposta do tucano foi em cima do transporte público. Ele prometeu implantar o projeto ‘Domingo é Meia’, que dá direito ao pagamento de metade do valor da passagem a qualquer passageiro de ônibus urbanos.

Ele também falou em conseguir parcerias com a iniciativa privada para tentar resolver os problemas dos cemitérios públicos da capital. “Conseguimos nesses 4 anos fazer um novo ossuário no Cemitério São José e abrimos, dessa forma, mais 2 mil vagas. Queremos agora procurar parcerias com a iniciativa privada, seja para buscar um novo cemitério, seja para a gestão dos atuais, pelo menos para alguns deles”.

 

 

*Com G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *