Operação Acrônimo: 11ª fase apura fraudes em contratos de ministérios
Policiais federais cumprem, na manhã desta quinta-feira (27), mandados judiciais em três Estados e no Distrito Federal, na 11ª fase da Operação Acrônimo. As ações de hoje investigam fraude em contratações nos ministérios da Saúde, das Cidades e do Turismo, entre 2011 e 2012. Um caso envolvendo licitações da Universidade Federal de Juiz de Fora também é apurado.
O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, determinou dez mandados de busca e dez mandados de condução coercitiva, que é quando o suspeito é levado para prestar depoimento e depois liberado.
Segundo a Polícia Federal, a fase de hoje da operação tem com desdobramento um caso que tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que envolve, entre outras pessoas, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). Como os investigados nesses casos não têm foro privilegiado, o tribunal remeteu parte do inquérito para a primeira instância.
A maior parte dos mandados está sendo cumprida no Distrito Federal (quatro buscas e seis conduções coercitivas). As demais ocorrem em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
R7