Índios liberam BR-423, em Delmiro, mas mantêm bloqueios na BR-101
O trecho da BR-423 em Delmiro Gouveia, que havia sido bloqueado por índios por volta das 6 horas da manhã, foi liberado na tarde desta quarta-feira (26), após mais de 10 horas de bloqueio. Dois trechos da BR-101 que também foram interditados por índios nesta manhã, entretanto, continuam bloqueados.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-423 foi liberada por volta das 16h30. Os índios protestam por melhorias na saúde, na educação indígena e também dizem ser contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita gastos públicos.
Na BR-101, os dois sentidos da rodovia foram interditados nos municípios de Joaquim Gomese Porto Real do Colégio. Ainda não há previsão para liberação destes trechos.
O coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Rodrigo Lins, informou ao G1que a principal reividicação dos índios é contra contra a Portaria 1907/16 que retira poderes da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), onde, segundo ele, as aldeias ficariam submetidas às decisões do Ministério da Saúde, perdendo autonomia.
Lins ainda informou que a ação se trata de uma manifestação nacional e representantes das tribos estão em Brasília para tentar uma negociação com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.