22 de outubro: a origem do paraquedismo
Esporte mistura aventura e adrenalina
O paraquedismo é visto como um esporte radical e atrai milhares de adeptos em todo o mundo. Entre as suas peculiaridades estão a variedade de modalidades e as manobras arriscadas que são executados por seus praticantes. Conheça agora um pouco mais sobre a origem e evolução do paraquedismo, o esporte das alturas.
Origem
Relatos mostram que o paraquedismo surgiu no século XIV, na China. Era utilizado como forma de entretenimento, onde os chineses dispunham de guarda-sóis enormes para saltar de grandes torres e animar as festas imperiais. Já no século XV, Leonardo da Vinci desenvolveu o primeiro paraquedas com o formato de pirâmide.
Mas o primeiro salto de pára-quedas foi executado em 22 de outubro de 1797 por Andrew Jacques Garnerin, em Paris, dando início a prática do paraquedismo. No século XX essa técnica se popularizou e passou a ser encarada como esporte.
A evolução
O paraquedismo, desde seu descobrimento, passou por muitas mudanças. No início do século XX, o pára-quedas era usado como forma de proteger os passageiros dos aviõesmilitares durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Mais tarde, já na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o paraquedismo passou por sua maior evolução, sendo usado como meio de desembarque de tropas e alimentos. Nessa época, o paraquedismo estava relacionado apenas as ações militares, mas após a Guerra, os militares perceberam que o paraquedas poderia ser usado para efetuar saltos como método esportivo e de diversão.
Década de 70
Depois de revolucionárias modificações no material usado na fabricação do paraquedas, o paraquedismo teve sua popularização nos anos 70, com a aparição de muitas empresas norte-americanas que desenvolveram equipamentos mais moderno e seguros. Entre as melhorias nos equipamentos do paraquedas, está o sistema de liberação de três argolas (three ring), considerado no paraquedismo a invenção do século, possibilitando a sua dirigibilidade. Foi nessa década que também surgiu o paraquedas com a forma retangular, mas ainda primitivo em relação aos pára-quedas que são utilizados hoje.
Década de 80
Foi na década de 80 que surgiram os paraquedas de nove células, possibilitando os saltos duplos e novos métodos de ensino de queda livre, como o Accelerated Free Fall (Queda Livre Acelerada), o que permitiu a popularização do paraquedismo mundialmente.
O paraquedismo atingiu então um nível alto de segurança, que permitia qualquer pessoa, em bom estado de saúde, praticar o salto de paraquedas.
Hoje existem várias modalidades no paraquedismo, entre as mais conhecidas estão: aFormação em Queda Livre, o Freefly, Freestyle, Skysurf e muitas outras que vem sendo praticadas e desenvolvidas com o passar do tempo.
Toda esta evolução chamou a atenção dos meios de comunicação social, onde mais e mais pessoas passaram a conhecer o esporte, dando maior ênfase a sua popularização. Hoje são usados equipamento ainda mais seguros e de qualidade, levando os praticantes do paraquedismo a testar os seus limites em busca de emoção e adrenalina.