Estudantes ocupam Ifal de Santana do Ipanema contra PEC 241
Estudantes de vários cursos ocuparam, nesta sexta-feira (14), o campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Santana do Ipanema, em Alagoas. Cerca de 60 alunos protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 e uma medida provisória de reforma do ensino médio do Governo Federal.
Os estudantes também são contra a lei nº 7.800, conhecida como Lei da Escola Livre, que defende neutralidade política, ideológica e religiosa do professor em sala de aula.
De acordo com a presidente do grêmio estudantil do Ifal de Santana do Ipanema, Sheila Gomes, os estudantes aderiram ao movimento de ocupação nacional de escolas pois acreditam que a PEC 241 vai prejudicar o ensino brasileiro.
” Vamos ter várias atividades durante a ocupação, como monitoria e palestras. Além disso, pretendemos realizar aulões preparatórios para o ENEM. Vamos estudar e destrinchar a PEC 241 e entender tudo o que ela poder afetar” disse a presidente do grêmio.
Segundo informações da Direção Estadual da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, entidade organizadora das ocupações que vem acontecendo ultimamente no país, cerca de seis instituições de ensino serão ocupadas até o dia 20, em Alagoas.
Na última segunda-feira o Campus Satuba foi ocupado e segue por tempo indeterminado, com 150 alunos presentes. Até o momento já são 407 escolas ocupadas em todo Brasil.
G1 AL