Palmeira pode ficar sem abastecimento de água por dois meses
Devido a redução de água da barragem Carangueja, proveniente da estiagem, o município de Palmeira dos Índios pode ficar dois meses sem água.
A barragem situada em Quebrangulo abastece 70% da população palmeirense.
A tendência é de que a situação se agrave porque a barragem Carangueja – que tem 18 metros de profundidade – já reduziu mais de 9 metros, 30% de sua capacidade. O motivo é a falta de chuvas na região.
Segundo o gerente da Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal), Joaquim Oliveira, para poupar a água que resta, a Casal desliga, durante a noite, uma das duas bombas de captação. Se não chover logo, o abastecimento em Palmeira deve ficar mais comprometido. “A preocupação é enorme. Nos próximos sessenta dias, poderá haver essa deficiência”, alertou o gerente.
Uma das opções para evitar o colapso seria fazer a transposição das águas da Barragem Caçamba – que também fica em Quebrangulo e abastece 30% dos domicílios de Palmeira – para a Barragem Carangueja. A barragem Caçamba está cheia porque fica próximo a uma área preservada, cercada por serras, onde existem centenas de nascentes e alguns rios ao redor.
“Já existe um estudo da diretoria para que seja feita de forma emergencial essa transposição. A Seinfra é quem irá providenciar esse projeto para que seja feito isso e de forma rápida para solucionar o problema da cidade”, informa. A Secretaria de Estado da Infraestrutura informou, no entanto, que ainda não foi comunicada sobre pedido de estudo feito pela Casal para a transposição da água. Segundo a meteorologia, não há previsão de chuva para o Agreste, nos próximos dias.
Darlene Gomes mora no bairro São Francisco. Em casa, ela precisa das duas caixas de água de mil litros e da cisterna por causa do rodízio no abastecimento. “Chega água no domingo e falta na terça-feira. Tem que ter os reservatórios porque se não a gente fica sem água”, disse ela, reclamando, ainda, dos resíduos que vêm na água e se acumulam no fundo do reservatório.
Redação com Gazeta Web