Jovem saudita é preso por flertar com americana pela internet

garoto-sauditaUm jovem foi preso na Arábia Saudita sob acusações de “comportamento antiético” depois de ter várias conversas suas com uma vlogger americana publicadas na internet. Abu Sin e Christina Crockett, de 21 anos, se conheceram no chat do site YouNow, que conecta pessoas de diversas partes do mundo, e iniciaram uma espécie de romance virtual.

Os vídeos das conversas do casal são engraçados, e mostram Abu Sin – apelido que significa “desdentado”- e Christina brincando, fazendo piadas e declarando seu amor um pelo outro. Apesar do adolescente saudita falar muito pouco de inglês e da americana natural da Califórnia não entender nada em árabe, os dois conseguem se comunicar por meio de gestos e frases curtas.

 As transmissões do chat fizeram sucesso no YouNow e foram publicados por muitos internautas também no YouTube, onde receberam centenas de milhares de visualizações e se popularizaram.

No entanto, o governo da Arábia Saudita considerou que os vídeos eram “provocadores” e atraíam “atenção negativa” de telespectadores ao redor do mundo e decretou uma ordem de prisão para Abu Sin. O adolescente, que a polícia afirma ter 19 anos, embora pareça mais jovem, foi detido no final de setembro em Riad. Sua prisão foi transmitida ao vivo pelo YouNow, pois, quando foi abordado pelos policiais, o jovem conversava com outro usuário do site, dessa vez do Kuwait.

Segundo o coronel Fawaz Al-Mayman, porta-voz da polícia de Riad, Abu Sin foi preso por “comportamento antiético”. “Seus vídeos receberam muitos comentários e muitas das pessoas que comentaram e do público em geral exigiram que ele fosse punido por suas ações”, acrescentou, de acordo com o jornal Saudi Gazette.

Na semana passada, Abu Sin foi libertado sob fiança. Um advogado saudita disse ao jornal local Okaz que os vídeos do casal violam a interpretação da Sharia (conjunto de leis islâmicas), além dos regulamentos sobre a internet no país, o que significa que o jovem pode pegar até cinco anos de prisão ou ser obrigado a pagar uma multa de até 800.000 dólares (2,5 milhões de reais).

No último domingo, Abu Sin publicou um novo vídeo, com duração de cerca de um minuto, no qual promete deixar de usar as mídias sociais de forma que possa violar os códigos morais e religiosas de seu país. Ele também disse “se arrependeu” de conversar com garotas pela internet. Nem Christina, vlogger de beleza e estilo, ou o site YouNow comentaram a detenção do adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *