Pesquisa diz que 58% dos maceioenses pretendem comprar no Dia das Crianças

1A pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Crianças, elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), aponta que 58% dos entrevistados pretendem comprar, isto é, 3% a mais do que o resultado da pesquisa realizada em 2015. A maioria vai optar por brinquedos (35,7%). Em seguida, os livros serão a opção mais procurada para presentear as crianças (19,2%).

Vários outros itens compõem a relação de produtos que serão comprados para presentear no Dia das Crianças. Vestuário (15,1%), calçados (9,6%), eletro/eletrônicos (5,8%), patins/skate (4,1%), videogames/jogos (3%), celular/smartphone (2%), entre outros.

A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores devera ser o cartão de crédito/parcelado (45,5%), a vista/dinheiro (28,4%), a vista/cartão de débito (16,4%) e cartão de crédito/rotativo (9,5%).

Conforme os entrevistados, o valor do presente ficará entre R$ 51 e R$ 100 (44,8%), entre R$ 151 e R$ 200 (15%), até R$ 50 (13,7%). E na hora de comprar o presente, a maioria vai preferir não ir acompanhada pela criança (59%). Apenas 39% afirmaram que irão levar as crianças para fazer as compras.

Os preços são decisivos para o consumidor entrar na loja (38,3%). Outros fatores são priorizados por quem vai comprar: qualidade dos produtos (21,9%); variedade (13,3%); promoções (11,3%); entre outros. No entanto, 5,8% já saem de casa sabendo o que irá comprar.

Quanto ao local para realizar as compras, as lojas do shopping deverão ser as mais procuradas (73,9%). Outros locais apontados pelos entrevistados são as lojas do Centro de Maceió (17,8%); supermercados (3,7%); lojas de rua/bairro/galeria (2,7%), internet (0,6%).

A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio também questionou se os entrevistados pretendem comemorar o Dia das Crianças e 68% afirmaram positivamente. Já 31% estão decididos a não comemorar e apenas 1% não soube informar.

No universo dos 68% que pretendem comemorar, 37,1% será em casa e 24,8% afirmou que irá à praia. O cinema aparece na preferência de 17,5%, seguido de restaurantes/lanchonetes com 13,4%. Outras opções citadas foram viagem e casa de amigos.

PERFIL

Entre os entrevistados, 59% são do gênero feminino e 41% do gênero masculino. Os entrevistados têm idade a partir de 18 anos, sendo que a maioria está na faixa etária de 25 a 34 anos (36,2%) e 35 a 44 anos (25,4%).

A renda dos entrevistados corresponde a três e cinco salários mínimos (62%), até dois salários (25%), entre seis e dez (11%) e apenas 2% acima de dez salários mínimos.

O levantamento do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) foi realizado no período de 21 a 23 de setembro, em ambientes de consumo de grande circulação. A técnica utilizada foi de pesquisa quantitativa por amostragem e a técnica de coleta de dados para a entrevista pessoal individual aplicada com base em questionário estruturado desenvolvido pelo núcleo de pesquisa do IFEPD composto por 11 perguntas fechadas (entre respostas múltiplas e únicas). O tamanho mínimo da amostra estimado foi determinado em 500 entrevistados na capital, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%.

 

Assessoria

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