TRE aprova pedido de tropas federais para as eleições de Pilar
Desembargadores eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) acataram, nesta terça-feira (13), o pedido de tropas federais do juiz eleitoral da 8ª Zona – Pilar, Sandro Augusto dos Santos. O pedido foi aprovado por decisão unânime dos integrantes do TRE/AL.
O reforço no policiamento local foi solicitado em razão de violentos incidentes locais e do baixo efetivo policial na região. Agora, a solicitação de tropas federais será encaminhada para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final sobre o envio ou não dos militares.
O relator do pedido, o desembargador eleitoral Gustavo Gomes, alertou para os riscos que geraram o pedido de reforço policial.
“Sem essa providência no caso, há fundados riscos de séria perturbação da ordem pública, inclusive podendo ocorrer indesejáveis conflitos de grupos partidários no dia do pleito e mesmo em datas que a ele antecede”, afirmou o relator.
O governo estadual afirmou, através de ofício, que a Polícia Militar de Alagoas irá adotar as medidas necessárias para garantir a segurança da população e dos candidatos, mas ressaltou que não iria se contrapor à deliberação do TSE caso fosse entendido “a imprescindibilidade do comparecimento das tropas federais no referido município”.