Governo entrega dois helicópteros e um hangar às forças de Segurança Pública
O Governo do Estado tem uma meta. E para conquistá-la vem fazendo investimentos estratégicos. Trata-se da redução da violência em Alagoas. Para que a Segurança Pública amplie as possibilidades de proteção à sociedade alagoana, na segunda-feira (12), dois helicópteros e um hangar serão entregues para fortalecer o trabalho das forças policiais.
Segundo o comandante do grupamento aéreo da Polícia Militar do Estado, o coronel André Madeiro, com a ampliação da segurança no segmento da aviação, cada vez mais, é possível chegar a locais que o patrulhamento por terra não alcança.
“Para se ter ideia, cada helicóptero representa 30 viaturas, ou seja, com essas duas aeronaves vamos cobrir o mesmo que 60 carros; no quesito plataforma de observação, sem considerar a diminuição de material humano. Pois só precisamos de dois pilotos e quatro tripulantes. A locação dessas aeronaves representa um grande avanço para a redução da violência no Estado, principalmente porque são helicópteros de ponta, podemos chegar a mangues, lagoas, grotas e favelas”, explicou o coronel.
Outro destaque é a locação do hangar. É a primeira vez que o governo estadual investe em um local para abrigar as aeronaves. A ação traz economia para o estado e mais eficiência no trabalho dos pilotos e tripulantes, que são os operadores de procedimentos policiais.
“Agora, unimos a parte operacional e administrativa em um só lugar, além da manutenção. Antes cada atividade desta, era realizada em locais diferentes, o que demandava mais tempo e dinheiro. Fazendo uma comparação, posso dizer que antes somente tínhamos um carro, motor 1.0, sem garagem. Hoje, temos três carros, sendo dois deles com motor 2.0 e a proteção da garagem. Hoje, temos condições apropriadas de trabalho, treinamento e aumento do efetivo. Quem ganha é a população”, ressaltou o comandante do grupamento aéreo.
Avanços para aviação da Segurança Pública
Desde o início da atual gestão do Executivo, foram adquiridos fuzis e pistolas para realizar o serviço ostensivo; a locação dos dois helicópteros B-3 – que são mais ágeis e manobráveis; locação do hangar; implantação da base aérea de Arapiraca, reduzindo em até 30% a violência daquele município e da região Agreste; formação de quatro pilotos e 25 tripulantes; aquisição de três viaturas para apoiar as aeronaves; a vinculação operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – o Aeromédico. Todos estes itens contribuem com a derrocada dos índices de violência em Alagoas.
Um sistema que fornece todas as informações e ocorrências em tempo real também faz parte das novas aquisições da Segurança Pública do Estado.
“Antes tudo era manual, atrasando o trabalho, e sujeito a falhas, para aparar as arestas, dando suporte à inteligência, e participando diariamente, junto ao secretário Lima Júnior da mesa de situação, ação que nenhum estado faz de forma tão frequente”, diz o capitão e piloto Maikel Anderson, complementando a informação, dizendo que de janeiro a junho de 2016 se fez mais voos do que todo o ano de 2015.
Ações previstas
Segundo o coronel André Madeiro, até o final de 2018, o governador Renan Filho deve inaugurar uma base área em Delmiro Gouveia e outra em União dos Palmares, cobrindo assim as quatro regiões do estado, já que as bases de Arapiraca e Maceió já são realidade.
“Hoje conseguimos chegar aos locais de ocorrência em até 30 minutos, quando instalarmos as bases na Zona da Mata e no Sertão, esse tempo diminuirá para 15 minutos”, finalizou o capitão Maikel Anderson.
Fonte: Agência Alagoas