Presidente da Carpil pede apoio do Governo Federal

1Na última semana em Brasília o Secretário Nacional de Irrigação Ricardo Santa Rita recebeu em seu Gabinete o produtor rural Luciano Monteiro,  presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL).
A reunião foi bastante proveitosa e o tema principal foi o apoio do Governo Federal aos produtores cooperados da região de Palmeira dos Índios.
Dentre as solicitações que Luciano Monteiro fez ao Secretário Nacional a principal versou sobre a finalização das obras na Barragem do Bálsamo que atende a região do agreste de Alagoas em especial aos municípios de Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Minador do Negrão, Dois Riachos e Cacimbinhas.
Segundo Santa Rita, “o recurso garantido no orçamento do PAC aqui no Ministério da Integração está em trâmite de licitação por parte do Governo do Estado”. Inclusive, foi uma determinação do Governador Renan Filho acelerar esse processo para que em 2017 inicie o atendimentos aos produtores rurais da região para reinseri-los na cadeia produtiva local.
A obra impacta positivamente em mais de mil produtores e agricultores familiares na área. Outras demandas foram levantas por Luciano Monteiro, como a manutenção e operação de tanques de resfriamento de leite que foram cedidos pela Codevasf e a autorização do cadastro de 300 agricultores familiares associados à cooperativa no Cadastro Nacional de Segurança Alimentar efetuado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Ambas questões ficaram de ser intermediadas pelo Secretário Ricardo Santa Rita,  afirmando que referente ao maquinário que a Codevasf disponibilizou já foi debatido com Kenia Marcelino, Presidente da Codevasf, que de imediato solicitou à equipe da superintendência regional a manutenção destes tanques em Palmeira.
Quanto à solicitação da inclusão dos produtores para fornecimento no PAA será feito um agendamento para uma conversa com Caio Rocha, que responde pela Secretaria de Segurança Alimentar do MDS, na intenção de assegurar essas 300 famílias como fornecedoras do programa.
“Creio que próxima semana teremos um retorno”, disse Santa Rita.
Por fim, Ricardo Santa Rita informou a Luciano Monteiro que estará ainda neste mês de setembro em Palmeira dos Índios acompanhado do Diretor de Irrigação da Codevasf o engenheiro Napoleão Casado para reunião na sede do DNOCS com produtores da região. Tanto Santa Rita quanto Casado são alagoanos e conhecem de perto a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *