Daniel Alves e Marcelo completam uma década na Seleção Brasileira
O técnico Tite tem apenas dois meses e um jogo de experiência na Seleção. Mas possui em seu elenco uma dupla capaz de lhe contar vários detalhes e causos da equipe nos últimos 10 anos: Daniel Alves e Marcelo. Os laterais estão completando em 2016 uma década de serviços prestados à amarelinha. Ambos serão titulares na partida desta terça-feira contra a Colômbia, na Arena da Amazônia, em Manaus, às 21h45 (de Brasília), pelas eliminatórias da Copa de 2018.
Após a geração de Cafu e Roberto Carlos, Daniel Alves e Marcelo foram os laterais com presença mais constante na Seleção. Curiosamente, o jogador do Juventus manteve uma maior regularidade com a camisa do Brasil nos últimos anos, por diversos motivos, e tem mais do dobro de jogos do companheiro (95 x 44). O baiano de 33 anos foi convocado pela primeira vez para a seleção principal em outubro de 2006 e disputou os dois últimos Mundiais.
– Para mim é sempre muito especial estar na seleção brasileira. Já é bastante tempo, são muitas vivências aqui dentro, umas melhores do que outras. As que não foram tão boas serviram de aprendizado, espero que não pare por aqui, nessa marca de 100 jogos que posso atingir. Que seja apenas um número e o trabalho continue. (10 anos de Seleção) É uma marca que grandes jogadores conseguiram – frisou Dani, autor de sete gols e 17 assistências pelo Brasil.
Dois meses antes, em agosto, um jovem Marcelo aparecia na primeira lista do então técnico Dunga. Ainda defendia o Fluminense e não tinha se transferido para o Real Madrid. Sua estreia acaba de fazer aniversário: foi no dia 5 de setembro de 2006, com direito a gol na vitória por 2 a 0 sobre País de Gales.
– Me sinto muito honrado de alcançar esta marca com apenas 28 anos. Comecei muito novo a vestir essa camisa e tenho um orgulho enorme a cada vez que sou convocado. Ainda tenho muita lenha para queimar. Quem sabe mais 10 anos? – disse Marcelo, que tem 44 jogos e quatro gols pelo Brasil, em entrevista à CBF TV.
Apesar do longo tempo de Seleção, o lateral-esquerdo ainda não conseguiu completar 50 jogos pelo Brasil. Um dos motivos era a implicância de Dunga com o jogador de 28 anos. Depois de ser o primeiro a convocá-lo, o ex-treinador teve problemas de relacionamento com Marcelo e chegou a deixá-lo fora da Copa do Mundo de 2010.
– A gente está sempre aprendendo, crescendo. Estamos iniciando um novo trabalho aqui na Seleção e acho que todos nós ficamos contentes com o último jogo. Espero coroar esses 10 anos com mais uma vitória. Não sou mais aquele jovem de 2006, a cobrança é muito maior agora, naturalmente, e estou pronto para isso.
Depois da vitória por 3 a 0 sobre o Equador na estreia de Tite, o Brasil volta a campo nesta terça-feira para enfrentar a Colômbia, em Manaus, pela 8ª rodada das eliminatórias. A partida será realizada na Arena da Amazônia, às 21h45 (de Brasília). Com 12 pontos, a Seleção ocupa a quinta posição na competição. GloboEsporte.com, TV Globo e SporTV transmitem ao vivo.
Brasil x Colômbia
Local: Arena da Amazônia, em Manaus
Data e horário: terça-feira, às 21h45 (horário de Brasília)
Escalação: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto; Willian, Neymar e Gabriel Jesus.
Desfalques: ninguém.
Pendurados: Daniel Alves, Filipe Luis, Lucas Lima, Miranda e Paulinho.
Arbitragem: Patrício Loustau (ARG), Iván Nuñez (ARG) e Gustavo Rossi (ARG).
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior e Arnaldo Cezar Coelho) e SporTV (com Luiz Carlos Jr e Mauricio Noriega). O GloboEsporte.com também transmite ao vivo a partir das 20h, e acompanha em Tempo Real.
Globo Esporte