Polícia apreende em Rio Largo 120 kg de maconha trazida do Paraguai
A polícia de Alagoas apreendeu, na tarde desta quinta-feira (18), 120 kg de maconha que estavam escondidos dentro de uma casa no município de Rio Largo, Região Metropolitana deMaceió. Uma mulher que estava guardando a droga foi presa.
A suspeita foi identificada como Rafaela Barreto Cabral da Silva, de 22 anos, que foi presa no Conjunto Barnabé Oiticia. Segundo as investigações, ela era a responsável por receber a droga, conferir a quantidade, armazenar e coordenar a distribuição. Rafaela já havia sido presa em 2013 por tráfico de drogas.
De acordo com o titular da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), Gustavo Henrique, a maconha veio escondida em eletrodomésticos em um caminhão de mudança.
“Essas drogas vieram do Paraguai, passaram por São Paulo e chegaram a Alagoas na quarta (17) à tarde. Eram 150kg, mas 30kg já haviam sido repassados pelos suspeitos pouco depois da chegada do material” explica o delegado.
Além da droga, a polícia também apreendeu cadernos onde eram feitos o controle do estoque e um cadastro de membros de uma faccção criminosa que estão presos no estado.
“Ela confessou que trouxe essas anotações sobre os membros [da facção criminosa] da última vez que ela foi ao presídio do Agreste. Nesse registro há o nome de cada um, o ‘vulgo’ e a data de batismo, momento em que eles passaram a fazer parte do grupo criminoso”, diz o delegado.
À imprensa, Rafaela confessou que estava guardando a droga, mas não quis dizer para quem fazia isso.
A prisão da suspeita e a apreensão da droga contaram com o apoio de militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de agentes de polícia do Tigre.
A polícia continua investigando a participação de outras pessoas no esquema. A droga apreendida e a mulher presa foram levados para o Complexo de Delegacias (Code), no bairro de Mangueiras. De lá, Rafaela será levada para o presídio Santa Luzia, no Sistema Prisional.
Ocorrência similar
No dia 1º deste mês, a polícia apreendeu em São Miguel dos Campos uma carga de 205 quilos de maconha prensada, avaliada em mais de R$ 200 mil. Segundo as investigações, a droga estava sendo transportada de Arapiraca, na região Agreste, para a capital do estado, Maceió. Dois homens e apreendeu uma adolescente.
Fonte: G1