Seca provoca prejuízos no município de Água Branca, no Sertão de Alagoas

Água Branca fica numa região de serras, mas a vegetação verdinha não reflete exatamente a realidade do lugar. O baixo volume de chuvas neste inverno está causando prejuízos no campo.

As plantas que servem de alimento para o gado já começaram a secar. Algumas até estão com as folhas amareladas. E o céu com poucas nuvens, mostram um cenário típico de verão em pleno mês de agosto.

Como consequência da falta de chuvas, as áreas de cultivo de feijão e de milho no município, as principais culturas de Água Branca, sofreram uma redução de 90% em relação ao ano passado.

As plantações despencaram de 3 mil para 300 hectares. Em um assentamento de trabalhadores rurais que fica numa região considerada crítica, a barragem que abastecia a comunidade secou.

agricultor“Já são três anos que chuva está muito abaixo da média. Assim, não há como armazenar nada de água no açude. O que junta, não fica mais de 8 dias”, conta o agricultor Manoel Messia da Silva.

O coordenador da Defesa Civil de Água Branca, João de Sá Gomes, que também é técnico agrícola, explica o que aconteceu com as plantas. “Como choveu os agricultores começaram a plantar e houve até a germinação. Mas depois, com a falta de chuvas a planta não se devolveu. O quadro é irreversível. Mesmo que chova a partir de agora, a plantação já está perdida”.

E para ter água em casa, os moradores do assentamento dependem do abastecimento de carros pipa. Como estava com a cisterna abastecida, o seu Cícero Pereira doou uma parte para o sobrinho que mora em outro povoado.

G1 AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *