Governador convoca Guarda Nacional após protestos em Milwaukee
O governador do Estado americano de Wisconsin, Scott Walker, convocou a Guarda Nacional após os protestos que ocorreram na cidade de Milwaukee na noite de sábado.
Uma multidão indignada atacou carros da polícia e incendiou lojas e um posto de gasolina na cidade depois que um homem foi morto em uma perseguição policial. Um policial foi levado a um hospital com um ferimento na cabeça depois de ter sido atingido por um tijolo.
O protesto começou, segundo a polícia, depois que duas pessoas interceptadas em seu carro fugiram a pé. “Na perseguição, um agente abriu fogo contra um suspeito armado com uma pistola semiautomática”, que morreu na hora, disse em um comunicado o Departamento de Polícia de Milwaukee.
Trata-se de um homem de 23 anos, com uma ficha criminal volumosa, de acordo com as informações oficiais. A pistola que carregava havia sido roubada em março. A identidade do homem não foi divulgada.
A polícia disse que precisou dispersar duzentos manifestantes e foram ouvidos alguns tiros durante os distúrbios, que terminaram na madrugada deste domingo. Às 2h20 locais (4h20 de Brasília), a polícia disse que havia restaurado a ordem. Ao menos três pessoas foram presas.
Esses incidentes ocorreram em um contexto de tensões por casos recentes de mortes de negros desarmados em Minnesota e Louisianna.
As agressões também desencadearam o assassinato de vários policiais em aparentes atos de represália em cidades como Dallas, no Texas, e Baton Rouge, Louisianna.
(Com AFP)