‘Velho Chico’: Santo sofre um atentado à bala e será salvo por índios Xucuru-kariri
Pai e filho da Tribo Xucuru Kariri foram selecionados para fazer parte dos últimos capítulos de Velho Chico.
Lenoir Tibiriçá e Tanawy Tenório (pai e filho) da etnia Xucuru-kariri da Mata da Cafurna em Palmeira dos Índios; gravaram cenas a partir do capítulo 138 da novela.
Eles socorrem Santo que foi ferido à bala e levam para a aldeia, onde pode ou não, vir a ser curado.
Os índios foram selecionados através de um grupo de Pesquisas do professor Adelson Lopes de Palmeira dos Índios. São mais de 10 anos de pesquisa e publicação sobre os Xucuru-kariri, além da introdução de curso superior para professores indígenas na UNEAL.
A produção da novela passou as características que desejava, e o professor Adelson mandou as fotos até o diretor decidir.
Aprovados, gravaram as cenas que irão decidir o futuro de Santo dos Anjos, já que a direção optou por gravar duas versões.
Uma grande oportunidade de ampliar a divulgação da cultura indígena.
Já no Capítulo 122 a ser exibido na terça-feira, a trama já está totalmente voltada para o desaparecimento do personagem.
Piedade (Zezita Matos) tem um mau pressentimento com o filho mais velho. Baleado, Santo é levado pela correnteza do rio. Martim (Lee Taylor) diz ao delegado Germano (Claudio Jaborandy) que o homem que ameaçou Santo está na cidade. Dalva (Mariene de Castro) avisa Tereza que Cícero sumiu depois de falar com Carlos. Cícero visita o túmulo de Clemente (Julio Machado), seu pai. Carlos flagra Dalva em seu quarto; depois garante a Afrânio que ele não terá mais problemas com Tereza.
Miguel conta para Tereza que Santo desapareceu. Martim diz a Bento que Cícero contou o que sabe sobre o homem da foto. Miguel e Tereza encontram o cavalo de Santo.
Da Redação
Até que enfim uma noticia positiva da minha terra querida , jogava bola nesse bairro (cafurna) e subia para tomar banho no açude dessa tribo , fico feliz .
Parabéns aos indígenas de Palmeira dos Índios, tenho certeza que a tribo Xucuru Kariri de Palmeira será bem representada.
Foi um grande prazer ter feito parte do elenco da novela velho chico.
Parabéns a faculdade pelo trabalho, ao nosso professor Adelson Lopes e aos nossos parentes XUKURU KARIRI, inclusive eu e meu parente Tanawy, estávamos juntos em Brasília.Muito fé meu parente e vamos lá!!!
fiquei muito feliz por saber que minha cidade palmeira dos indios faça parte do capitulo de um novela
Fico feliz por voces, parabens q Deus abençoe.
Q noticia boa,me criei na aldeia e conheço esses dois a muito tempo.Fico Feliz por eles estarem nos representando
PARABENS!!!!
Que notícia boa. Tenho certeza que o trabalho de escolha foi muito bem feito e nossos representantes índios vão brilhar na telinha da Globo.